• Jornal Abaixo Assinado

Palco giratório chega ao Rio de Janeiro com programação gratuita na escola SESC de ensino médio

PALCO GIRATÓRIO CHEGA AO RIO DE JANEIRO COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA NA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO

Durante o mês de maio, projeto de artes cênicas do Sesc apresentará 25 espetáculos e promoverá oficinas teatrais abertas à comunidade e ações de intercâmbio com companhias de diferentes estados

Rio de Janeiro, abril de 2018 – De 2 a 30 de maio a Escola Sesc de Ensino Médio estará de portas abertas para a comunidade, com as atrações gratuitas do Palco Giratório 2018. O projeto de artes cênicas promovido pelo Sesc chega ao Rio de Janeiro com ampla programação cultural. Serão 25 espetáculos, com dança, circo, teatro e música, sete oficinas teatrais e ações de intercâmbio com companhias do Rio de Janeiro e de outros estados. Todas as sessões acontecem de segunda a sábado. São gratuitas e abertas ao público.

“Ao receber a programação do Palco Giratório, a Escola Sesc de Ensino Médio reforça a sua atuação voltada para o incentivo cultural e se firma como um espaço acessível a toda a comunidade”, afirma Leonardo Minervini, coordenador-geral de cultura da Escola. “O Palco Giratório intensifica, ainda, a formação de plateias e permite com que os artistas viajem pelo país”, conclui.

O Coletivo Negro, de São Paulo, será o primeiro grupo a pisar no palco da Espaço Cultural da Escola Sesc de Ensino Médio, com o espetáculo “Farinha com açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens”, no dia 2 de maio, às 19h30. A peça-show busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada, música e poesia, expõe a realidade e propõe uma reflexão sobre a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica. A obra é também um tributo ao grupo de Rap Racionais MC’s.

Outro destaque fica por conta do espetáculo para bebês “Cuco”, da Cia gaúcha Caixa de Elefante, que será encenado no dia 12 de maio, às 16h. A peça é destinada para bebês de zero a três anos de idade e será encenada na véspera do Dia das Mães. Por meio do lúdico, uma cama acolchoada e fantasias, a montagem convida à reflexão sobre as necessidades dos pequenos, inclusive em relação à cultura.

Também fazem parte da programação, os grupos: Trápia Cia Teatral (RN), Quatroloscinco – Teatro do Comum (MG), Neto Machado (BA), Cia dos Palhaços (PR), Teatro do Concreto (DF), Coletivo Errática (RS), Coletivo Lugar Comum (PE), Grupo Teatral Boca de Cena (SE), La Cascata Cia Cômica (SP), Flávia Pinheiro (PE), Ateliê do Gesto (GO), Grupo Código (RJ).

O Palco Giratório é um projeto consolidado no cenário cultural brasileiro. Há 21 anos circula pelo país despertando o interesse para diferentes manifestações artísticas. A grande capilaridade do Sesc possibilita que todos os estados brasileiros recebam o projeto. Cada vez mais alcança não apenas as capitais, mas também as pequenas cidades, descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio no país.

Além de espetáculos para todas as faixas etárias, uma vasta programação de oficinas, mesas-redondas e palestras será realizada com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados, promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o país e gerando emprego para os inúmeros trabalhadores que atuam no circuito.

A iniciativa fomenta as artes cênicas por diversos estados do Brasil e cria um panorama de toda a programação do projeto, composta por 18 grupos de várias regiões do país, além dos grupos locais convidados para integrar a programação em cada cidade por onde passa.

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO – Festival Palco Giratório (programação completa no arquivo anexo)

Data: 2 a 30 de maio

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá

Informações: (21) 3214-7404 / espacocultural.escolasesc.com.br

Estacionamento gratuito sujeito à lotação

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png