• Jornal Abaixo Assinado

Outubro Rosa e a fisioterapia

O Outubro rosa e os benefícios da fisioterapia na prevenção e no tratamento do câncer de mama

*Texto da Doutora Cristiane Giannott

Outubro é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”. É um movimento internacional que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre consultas e exames que podem facilitar o diagnóstico e o tratamento dessa doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade, pois quanto mais cedo for descoberta, maiores são suas chances de cura.

A cirurgia é a modalidade de tratamento mais antiga, que pode estar associada com outras terapias (quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal). Ela ocorre quando o tumor encontra-se em um estágio inicial e em condições favoráveis para a retirada, sendo a mastectomia a mais efetiva para o tratamento.

A fisioterapia é aliada na reabilitação após o câncer de mama, tendo desenvolvido grande papel na prevenção de possíveis complicações na reabilitação de um paciente oncológico. O tratamento tem como objetivo restaurar a integridade da mobilidade dos músculos e das articulações do lado afetado e melhorar a capacidade respiratória, circulatória e motora, que podem ser afetadas na fase do pós-operatório, assim como numa fase tardia com limitação de movimento, linfedema e aderência cicatricial. A dor é uma queixa frequente das pacientes nessa situação, devendo ser controlada e tratada em todas as etapas da doença.

Nossa equipe de Fisioterapia atua com utilização de várias técnicas e métodos para alcançar seus objetivos e promover melhor qualidade de vida a essas pacientes. Utilizamos manobras de drenagem linfática manual, exercícios respiratórios, exercícios de alongamento global e fortalecimento muscular através do Pilates. Utilizamos a reeducação postural global (RPG) para melhorar a postura, que pode estar associada com técnicas de liberação miofascial e cicatricial, mobilizações passivas e alguns recursos analgésicos como uso do aparelho de Corrente Tens ou do Laser.

Nosso maior objetivo nesse tratamento é melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, melhorar a autoestima e encorajá-las a retornarem às suas atividades diárias da melhor forma possível!

Espaço Equilibrates (Praça Seca 50 – Sala 401e 404)

Página Facebook: Fisioterapia Cristiane Giannotti

Instagram: @espacoequilibrates

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png