OS NOSSOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PEDEM SOCORRO

A nova gestão da Prefeitura do Rio anunciou o fechamento dos Centros de Convivência, que são locais de tratamento e acolhimento da pessoa com deficiência, maior de 14 anos, em situação de vulnerabilidade. É um espaço pensado para se assemelhar a um ambiente domiciliar, tranquilo e com atividades cotidianas que possibilitam à pessoa portadora de deficiência trabalhar suas capacidades. Por exemplo, há oficinas de artesanato, culinária, jardinagem. Nos Centros também acontecem passeios a pontos turísticos, lanches e reuniões, atividades que o portador de deficiência não teria oportunidade de usufruir fora dali. O Centro de Jacarepaguá fica na rua Comendador Siqueira, e lá frequentam 58 usuários. 

Visita dos portadores de deficiência ao Parque Madureira.


Segundo a nova secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, todos os usuários dos Centros de Convivência serão transferidos para os Centros de Referência mais próximos, que são instituições maiores, com outra proposta e outro público-alvo. 

As consequências serão imensuráveis para os frequentadores, pois o ambiente acolhedor dos Centros de Convivência deixará de existir. Todo o trabalho cuidadosamente pensado e planejado para que o portador de deficiência seja inserido em situações sociais cotidianas irá acabar. 

Festa Junina no Centro de Convivência Mario Lago.


Veja bem, estamos falando de adultos portadores de deficiências sérias, com dificuldade de estar em diversos ambientes. Pessoas que não falam, ou não ouvem, não enxergam, ou não possuem compreensão e, em muitos casos, possuem mais de uma deficiência. Indivíduos que só têm a oportunidade de visitar um museu ou fazer um passeio graças aos Centros de Convivência. Famílias que não possuem capacidade de lidar com esses deficientes fora do ambiente de casa e que não têm condição financeira de arcar com custos para que o filho faça passeios ou participem de eventos. E que só tiveram essa possibilidade depois de muito tempo de adaptação nos Centros.

Caso sejam transferidos para os Centros de Referência, estarão em um lugar cheio, enorme, com atividades completamente diferentes e sem garantias de acompanhamento acolhedor, como acontece nos Centros de Convivência. Essas pessoas têm direito ao ambiente ao qual já estão adaptadas e que tem dado certo. 

Visita dos portadores de deficiência a uma exposição.


O que acontecerá é que muitos não se adaptarão e deixarão de frequentar os Centros de Referência, pois as dificuldades que as famílias passam já são enormes, e se adaptar a um novo local e totalmente diferente pode ser impossível. E então essas pessoas especiais ficarão trancadas em casa, passando necessidades e sem convívio social. 

Muitas mães se reuniram na praça do Barro Vermelho, no dia 6 de fevereiro, sábado, e demonstraram o imenso desespero por uma solução. Estiveram presentes o deputado federal Otávio Leite, o assessor do vereador Chico Alencar e o representante do Jornal Abaixo-Assinado Ivan Lima. Todos estão tentando encontrar um meio de evitar que essas famílias sofram ainda mais, mas tudo depende da Prefeitura.

Reunião na Praça do Barro Vermelho dia 06.02


Na dia 8 de fevereiro, segunda-feira, aconteceu uma reunião com a SMPD, em que os responsáveis estavam com a expectativa de apresentar todo o lado negativo dessa mudança, porém a secretária Helena Werneck não pôde permanecer, por conta de outros compromissos, e deixou sua equipe para discutir os detalhes da transferência, sem ao menos justificar o porquê da mudança nem o que pode ser feito para impedi-la. 

A equipe da secretária não tem um projeto concreto para apresentar aos pais, apenas ideias que estão começando a construir. Ou seja, estão terminando um projeto em andamento, que tem dado muito certo, para colocar no lugar algo que não passa de uma ideia. Enquanto isso, 186 portadores de deficiência em situação vulnerável não sabem o que será do seu futuro.

Assine o abaixo-assinado contra os fechamentos dos Centros de Convivência de Jacarepaguá, de Brás de Pina e de Campo Grande: http://chng.it/P8XvXFKypy

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png