• Jornal Abaixo Assinado

OS GOVERNOS DE PAES E CRIVELLA DESATIVARAM A BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELLES

O jornalista e pesquisador Waldemar Costa, mais conhecido por Seu Wadinho, continuou, durante oito anos (2012 a 2020), na luta pela construção de um prédio novo para Biblioteca Cecília Meirelles, com o apoio do Jornal Abaixo-Assinado (JAAJ) e da FAM-RIO. 

“A Biblioteca Municipal Cecília Meirelles ocupa um imóvel alugado na rua Dr. Bernardino, Praça Seca, mas não apresenta condições de funcionar. Há goteiras, infiltrações e o espaço das instalações não é o ideal, o que impossibilita reunir todo o acervo — grande parte dos livros está no depósito”, dizia Costa, expressando sua indignação.

Um abaixo-assinado, com mais de três mil assinaturas de moradores de Jacarepaguá, foi entregue ao secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que prometeu tomar providência, mas nada fez. Cópias do abaixo-assinado foram entregues também para vários vereadores do Rio.

Entretanto, algum tempo depois, sem que houvesse qualquer iniciativa por parte da Secretaria Municipal de Cultura, a biblioteca foi desativada. Uma parte do seu acervo está hoje na Lona Cultural Jacob do Bandolim, no bairro Pechincha, e, a outra, no Centro Cultural Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca. Não se sabe em que estado de conservação está o patrimônio da instituição. Enfim, uma perda inestimável para estudantes, professores e moradores da região. 

Waldemar Costa faleceu este ano, sem realizar seu sonho. Estava triste com o descaso dos governos e políticos da região que não abraçaram sua ideia de construção de um prédio novo e adequado para abrigar a Biblioteca Cecília Meirelles. A Associação dos Amigos da Biblioteca Cecília Meirelles chegou inclusive a elaborar uma planta, um esboço de projeto arquitetônico. 

Waldemar assistiu ao desmonte da biblioteca e nada pôde fazer. Faleceu decepcionado. Em 2021, o JAAJ vai retomar essa luta, em homenagem ao jornalista e pesquisador Waldemar Costa.

Escrito por Manoel Meirelles

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png