• Jornal Abaixo Assinado

OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O ANO NOVO

Durante o mês de dezembro, muitos irão avaliar como levaram as suas vidas nessa fase de pandemia, refletindo sobre as mudanças necessárias para o ano de 2021.  Em meio a tantas aflições, perdas, instabilidade financeira e psicológica, com muitas restrições e uma doença que não conhecemos plenamente, os indivíduos acabam sendo vítimas de armadilhas da mente humana. Por exemplo, alguns estudos indicam que a obesidade está associada a quedas do sistema imunológico, tendo como resultado a ansiedade se confundido com a vontade de comer.  Num período que mantemos nossas vidas menos ativas, isso pode se tornar catastrófico.

Além disso, a ansiedade dispara processos fisiológicos de sobrevivência. O corpo de alguém cronicamente estressado estoca mais a energia dos alimentos na forma de gordura, o que poderá acarretar uma maior predisposição ao ganho de peso. O isolamento social pode acabar acelerando esse processo. Engordar não ajuda em nada nesse momento delicado e, segundo estudos realizados na França e Estados Unidos, a obesidade é a condição crônica que mais leva as pessoas a serem hospitalizadas pelo Novo Coronavírus, pois está associada a quedas do sistema imunológico. 

A inflamação gerada pelo excesso de peso é a grande responsável pelas complicações nesses indivíduos. Até agora ninguém havia investigado profundamente a relação entre obesidade e Covid-19. Sabia-se apenas que boa parte dos diabéticos e hipertensos infectados  – considerados grupos de risco – também é obesa, já que essas condições têm uma forte conexão.

Ainda pouco se sabe sobre o vírus, mas a boa notícia é que diversas vacinas estão em fases finais de aprovação em diversos órgão reguladores pelo mundo, o que facilita nossa fé para que o próximo ano seja bem melhor. Também tem sido estudado que a Vitamina D pode aumentar a resistência contra o vírus. Aqueles que praticam algum tipo de atividade física também têm vários benefícios no combate ao Novo Coronavírus, como o aumento da  imunidade e a diminuição do quadro de ansiedade. O gasto energético ajuda no combate a obesidade e ainda previne lesões e dores no corpo por fraqueza muscular.

Que em 2021 todos possam buscar uma maior exposição ao sol para absorção de vitamina D e praticar algum tipo de atividade física, preferindo os lugares abertos e seguros, pois precisamos buscar o bom senso e a educação diante da sociedade.

Então, que no novo a humanidade se respeite mais, que possamos dedicar alguns minutos do dia para pegar sol, realizar algum tipo de atividade física, seja ela treino de força, treino aeróbico ou até mesmo alongamento, meditação, respiração e reabilitação. O importante é fazer a sua parte e manter a cabeça tranquila e o corpo ativo. 

Juntos faremos um 2021 melhor, por nós e pelo mundo!

Escrito por Cristiane Saraiva Giannotti 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png