top of page
  • Jornal Abaixo Assinado

Os 210 anos do bairro de Botafogo

*Val Costa

Botafogo é um bairro carioca localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o Censo de 2010, possui 82.890 habitantes, distribuídos por uma área de 479,90 hectares. A história desse bairro confunde-se com a própria história do Rio. Os franceses, que tentaram ocupar a Baía de Guanabara na segunda metade do século XVI, chamavam a Enseada de Botafogo de “Le Lac” (o Lago), por causa de suas águas tranquilas. Toda a região banhada por essa enseada foi uma sesmaria que Estácio de Sá, fundador da nossa cidade, doou para o seu amigo Antônio Francisco Velho, em 1565, mesmo ano da fundação do Rio de Janeiro. 


O nome do bairro relaciona-se ao segundo proprietário dessas terras, João Pereira de Sousa, conhecido como “Botafogo”, por ter sido chefe da artilharia do famoso galeão português Botafogo. A chegada da família real ao Rio de Janeiro, em 1808, mudou a paisagem carioca e marcou de forma considerável o bairro de Botafogo. Nesse mesmo ano, o então Príncipe-Regente D. João recebeu uma petição dos moradores da Lagoa e de Botafogo. Nela, constava uma solicitação para a criação de uma paróquia na Zona Sul da cidade, já que a igreja mais próxima ficava apenas no Centro do Rio. O Alvará Régio que estabeleceu a criação da paróquia foi expedido em 12 de maio de 1809, sendo autorizada assim a criação da Freguesia de São João Batista da Lagoa, inicialmente instalada na velha Capela da Conceição, situada às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. 


A partir da segunda metade do século XIX, o bairro passou a atrair ricos aristocratas que ergueram ali suas mansões, transformando gradativamente a bucólica paisagem local. Em 1843, um serviço de barcos a vapor passou a ligar Botafogo ao atual bairro do Santo Cristo. Em 1844, outra companhia náutica de transportes iniciou a ligação entre a Enseada de Botafogo e a antiga Ponta do Caju (atual Rua Monsenhor Manuel Gomes). Ainda tivemos no mesmo século a construção do Cemitério São João Batista (1852), a instalação do sistema de iluminação a gás (1854), a abertura do Túnel Velho (1892) e a fundação do Club de Regatas Botafogo (1894).


*Historiador e Professor

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page