• Letícia Ribeiro Leite

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE COMO SE ALIMENTAR DE FORMA ADEQUADA NA PRIMAVERA E NO VERÃO

O calor chegou, portanto, é preciso se manter hidratado e com uma alimentação adequada. Por isso ocorrem algumas mudanças nos hábitos alimentares nas épocas mais quentes do ano, principalmente no que diz respeito aos tipos de alimentos que são consumidos.


Como já se sabe, a água é um componente essencial a todos os seres vivos. Com o aumento da temperatura, a necessidade do ser humano em consumir água se torna ainda maior, visto que o nosso corpo transpira e precisamos nos hidratar constantemente. Lembrando que a quantidade mínima de água a ser consumida por um adulto diariamente é de 2 litros.


Além do consumo de água, os alimentos que são consumidos no calor também são diferentes, pois devem ser leves e saudáveis sem deixar de ser nutritivos. É preciso evitar frituras e alimentos mais gordurosos, pois eles demoram mais para ser digeridos, o que pode causar desconforto.

As frutas e os sucos naturais são muito recomendados, já que eles contêm vitaminas que contribuem com a manutenção do organismo. Além disso, ainda têm os sorvetes e picolés, sendo que uma boa opção são picolés feitos à base de água e polpa de fruta, devido eles serem menos calóricos.


Também é importante ressaltar que, quando você opta por consumir pescados e frutos do mar, é necessário conhecer o local que serve esses produtos e buscar um estabelecimento

que apresente uma boa condição higiênico-sanitária.


Por fim, alimente-se bem, com alimentos ricos em água e vitaminas, não deixe de se hidratar com água e sucos naturais e tenha cuidado ao consumir produtos derivados de leite e ovos, pois esses produtos necessitam de refrigeração adequada, já que o calor potencializa o desenvolvimento de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

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