• Jornal Abaixo Assinado

Opinião do leitor: JAAJ: um jornal de excelência para a Baixada de Jacarepaguá

Por Cláudio da Silva*

 Nesses 11 anos de publicações voltadas para atividades específicas da Baixada de Jacarepaguá, destaco as questões das lutas populares. É um jornalismo alternativo, é a voz do oprimido contra as desigualdades sócio-territoriais imposta por aqueles que oprimem os moradores “excluídos” pelo Poder Público Federal, municipal e estadual. Esse jornal popular não está somente ao lado das lutas sociais locais, pois faz parte dessas lutas populares junto com esses movimentos sociais, formando um coletivo, em busca de dignidade na cultura, moradia, transporte, educação e etc.

Segundo o geógrafo Milton Santos, é através de ações em lugares opacos (segregação social e territorial) que podemos construir o nosso próprio lugar luminoso (lugares solidários; plena cidadania). O Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá (JAAJ) tem um papel fundamental nesse processo de construção de um lugar solidário onde as pessoas possam viver com dignidade.  Como nos diz o raper Emicida “a rua é nós”, ou seja, a rua e os lugares somos nós quem fazemos, quem devemos construir para o bem coletivo e não para poucos.

Parabéns a todos que fazem desse jornal popular uma mídia alternativa para que a população da Baixada de Jacarepaguá possa construir um lugar mais solidário e acabar com as desigualdades sociais e territoriais.

*Professor  e Geógrafo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png