• Jornal Abaixo Assinado

O QUE O CORONA PEDE?

Até novembro do ano passado Corona pra mim era a diva que cantava “The Rhythm of the Night” na década de 90 ou a cerveja Corona (marca mais popular do México). De dezembro pra cá Corona passou a ser uma ameaça: inicialmente distante mas atualmente tão próxima.

Ao propor uma quarentena de quinze dias o governo fecha escolas, incentiva as empresas a liberarem os funcionários para fazerem home office, e tenta esvaziar a cidade sugerindo um distanciando social. O Corona pede que nos afastemos.

Convenhamos que distanciamento social para um povo que está acostumado a abraçar e a dar dois beijinhos é algo difícil porém possível já que estamos falando do bem comum. Taí: bem comum. Há quanto tempo não paramos pra pensar sobre isso? Em tempos de individualismo exacerbado onde “farinha pouca meu pirão primeiro”, O Corona pede que pensemos também no outro.

Tão estranho falar em coletividade quando estamos acostumados a ter mais vida social nas redes sociais do que de verdade. Afinal quantas pessoas andam por aí mergulhadas em seus celulares? Quantas famílias estão verdadeiramente presentes nos jantares antes de dar o tablet para o filho ficar quieto ou checar a última notificação do Whatsapp? Afinal não temos tempo a perder e não podemos parar. Mas o Corona nós parou. O Corona pede pausa.

Crianças em casa, alguns adultos também. Menos convivência nas ruas mais convivência no lar. Pelo menos pelos próximos quinze dias ficaremos em casa, com aqueles que gozam da nossa intimidade diariamente mas que muitas vezes não recebem nossa atenção necessária. Afinal chegamos em casa tão cansados, né? Mais do que ficar em casa, o Corona pede que a gente fique em família.

Afastarmos uns dos outros pensando, não só no nosso bem, mas também no bem comum. Pausar nossas atividades mas também conviver mais em família, com quem realmente importa. Parando pra pensar, talvez o que o Corona nos peça seja exatamente o que estamos precisando.

Escrito por Cláudia Scott

Instagram: @claudia_scott1

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png