O POLE DANCE COMO ATIVIDADE FÍSICA E RESGATE DA AUTOESTIMA
Fisioterapeuta Juliana Alves faz uma linda demonstração da dança. (Foto de Leandro Ortigão).
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de uma música. Ela é um importante instrumento para a autoestima. Pode ser qualquer dança, mas hoje falaremos sobre o pole dance.
O Pole Dance apareceu no século XIX e se misturava com apresentações de burlesque, ballet, ópera, teatro, tableau erótico, mímica e etc. As dançarinas passaram a se apresentar próximas aos postes de sustentação das tendas circenses, usando-os em uma dança sensual com alguns elementos da dança do ventre. Em 1968, foi registrada a performance de Belle Jangles no clube de strip-tease Mugwump. A partir disso esse tipo de performance se espalhou por todos os Estados Unidos e países adjacentes, mantendo a dança e o sensual juntos.
Por ser uma atividade que precisa de muito contato da pele com a barra, os praticantes da atividade precisam usar roupas curtas, incentivando assim a valorização de seus corpos. Além de melhorar a autoestima, o pole dance também ajuda na flexibilidade, coordenação motora, consciência corporal e tonifica os músculos.
Há diversas modalidades dentro do pole dance, e cada pessoa pode se identificar mais com uma ou outra. Alguns alunos podem usar o pole apenas como distração para a mente e atividade para o corpo, mas, para quem se interessar, há também campeonatos de várias dessas vertentes.
Escolha sua modalidade e venha também se apaixonar pelo pole dance!
Escrito por Juliana Alves
コメント