top of page
  • Foto do escritorLetícia Ribeiro Leite

O CONSUMO DE PRODUTOS LÁCTEOS

Os produtos lácteos são muito consumidos no Brasil, inclusive de acordo com dados de um estudo divulgado em abril desse ano pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o produto lácteo mais consumido pelos brasileiros que participaram da pesquisa é o queijo.


Nesse cenário de consumo de leite e derivados, é importante ressaltar que ao adquirir um produto lácteo o consumidor deve verificar as características do produto, pois algumas alterações na qualidade do produto são perceptíveis pela visão. Um exemplo de alteração na qualidade e que é visível, é a presença de furinhos no queijo fresco, isso pode indicar a presença de bactérias causadoras de doenças. E também existem os contaminantes físicos que são facilmente observados, como cabelo, unha, adornos etc.


Um fator importante é de onde vem o leite que você consome e como esse leite está sendo adquirido, pois a comercialização de leite cru é proibida, isso ocorre pelo fato de que esse leite não passou por um tratamento térmico (pasteurização) que é de suma importância para eliminação de micro-organismos patogênicos, portanto esse leite estando cru pode conter bactérias responsáveis por causar doenças.


Por fim, ao adquirir produtos lácteos e outros produtos, observe a presença de rotulagem, as características como a aparência e odor e na hora de consumir, certifique-se de que esse produto não sofreu alterações na cor, textura e principalmente se ele está dentro do prazo de validade.

21 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page