• Jornal Abaixo Assinado

O busto do Barão da Taquara completa 77 anos


rio-marco-2016-173

77 anos faz o busto do Barão da Taquara 

*Por Val Costa

No dia 29 de outubro de 1939, um domingo ensolarado, foi inaugurado o busto de Francisco Pinto da Fonseca Teles (1839-1918), o Barão da Taquara.  A representação esculpida do patrono de Jacarepaguá foi feita para comemorar o centenário do seu nascimento. O busto, colocado ao lado do Coreto da Praça Seca, foi feito pelo escultor Benevenuto Berna.

Francisco Pinto da Fonseca Telles foi tenente da 7ª Companhia do Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional. Por seus serviços prestados na Guerra do Paraguai, foi nomeado Comendador da Ordem da Rosa. Também foi um grande benfeitor de Jacarepaguá. Doou terrenos para o encanamento dos rios Fortaleza, Ciganos e Olho d’Água; realizou arruamentos e cooperou para a implantação das linhas de bondes na região. Em 21 de outubro de 1882, o Imperador D. Pedro II lhe outorgou o título de Barão da Taquara. Em 3 de maio de 1881, na Capela da Santa Cruz, o Monsenhor Vigário Antônio Marques de Oliveira celebrou o casamento do Barão da Taquara com Leopoldina Francisca de Andrade.

O monumento foi retirado do local em 2012, devido às obras do corredor expresso Transcarioca, retornando ao local apenas em março desse ano.

*Professor e pesquisador do IHBAJA

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png