• Jornal Abaixo Assinado

Nem só dos quatro grandes clubes vive o futebol carioca

Maurício da Costa, seu neto e a famosa Tia Ruth

Maurício da Costa, seu neto e a famosa Tia Ruth


Nem só dos quatro grandes clubes vive o futebol carioca

*Por Saulo Júnior

Futebol! Simplesmente isso! A palavra “futebol” inclui muitas outras, tais como emoção, alegria, vitória, derrota, dor e luta. Para muitos, o maior patrimônio de um clube de futebol são seus títulos, mas, para outros, é a própria torcida.

No Rio de Janeiro, por força das circunstâncias, as torcidas dos clubes de menor investimento estão, gradativamente, desaparecendo. Para entender melhor a relação entre esses adeptos e seus clubes do coração, o JAAJ procurou dois desses torcedores que nos contaram um pouco de suas histórias.

Maurício da Costa, um morador da Freguesia, de 77 anos, afirma que torce para o “Mecão” desde os oito anos. Uma de suas primeiras demonstrações de amor pelo clube foi quando aproveitou alguns pedaços de plástico e pintou-os com o escudo do América para formar um time de botão. Maurício também acompanha o time sempre que possível, mas afirma o seguinte: “Nosso estádio fica um pouco distante, e a insegurança desse nosso Rio, às vezes, me inibe de ir até lá.” Sobre a partida que mais o marcou, ele não tem dúvida, foi a final do Campeonato Carioca de 1955, na qual o América perdeu de 4 x 1 para o Flamengo.

Rosemberg Pinheiro, torcedor do Bangu

Rosemberg Pinheiro, torcedor do Bangu


Para representar outro tradicional clube carioca, o Bangu, Rosemberg Pinheiro relata o início do seu amor banguense: “Comecei a torcer pelo Bangu nos anos 1960, década em que o time foi campeão e chegou a algumas finais de campeonato. Eu era moleque, recém-chegado de Recife, e fiquei encantado com aquele time bom de bola. Acompanhei todos os jogos do Bangu no Campeonato Brasileiro de 1985 aqui no Rio. Os jogos que mais me marcaram foram os das finais de 1966 (campeão contra o Flamengo) e de 1967 (vice do Botafogo).”

*Aluno do Colégio Garriga de Menezes – Freguesia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png