• Jornal Abaixo Assinado

Moradores Dizem Não Aos Maus Tratos A Árvores

Enganou-se completamente quem pensou que ficaram esquecidos no tempo os projetos de Rearborização das calçadas da Estrada dos Três Rios e das demais ruas da Freguesia de JPA! Pois os moradores da Freguesia continuam vigiando, cuidando e denunciando os maus tratos às árvores!

A exemplo disso, uma Farmácia da Estr. dos Três Rios na altura do N°1530 precisou ser boicotada em setembro deste ano pelos moradores da Freguesia porque não dá aos seus entregadores à bicicleta lugar para estacionar, o que obriga a utilização da árvore da calçada para prender seu veículo, e isso pode danificar a árvore, adoecê-la e até matá-la. Importante ressaltar que o Decreto Municipal 34481 de 23 de setembro de 2011 diz que “NÃO SERÁ PERMITIDA, EM NENHUMA HIPÓTESE, A UTILIZAÇÃO DE TRONCOS DE ÁRVORES PARA ESTACIONAR BICICLETAS”. Diante do conflito, os moradores tentaram resolver a situação por meio da cidadania conscientizadora e entregaram impresso o referido Decreto a essa farmácia, mas, infelizmente, o estabelecimento apenas ignorou o informe, descumpriu o decreto e continuou desrespeitando a legislação vigente.

Muitos pedidos educados foram feitos pelos moradores que entregaram folhetos explicativos sobre a Rearborização da Estrada dos Três Rios ao gerente para que não se usasse a árvore como bicicletário, porém não obtiveram sucesso.

A partir daí, só restou aos moradores denunciar os maus tratos à árvore ao “1746” e então começar uma campanha de “boicote” a essa farmácia, o que tem mostrado resultado, pois, desde o início do boicote, não foram vistas bicicletas presas à jovem árvore conhecida como “Escumilha”, plantada na calçada em 2015 pela Fundação Parques e Jardins por ocasião dos 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Primeiro cercadinho doado por uma moradora e danificado pela utilização da árvore como bicicletário.


Segunda cerca feita de bambus pelos moradores.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png