• Jornal Abaixo Assinado

MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS MORADORES NA TIMBOAÇU E ARREDORES

Moradores da Freguesia lutam desde 2019 por serviços que devem ser realizados pelo estado e o município do Rio de Janeiro, que vinham sendo governados por Marcelo Crivella (PRB) e Wilson Witzel (PSC), respectivamente. Ambos tinham em comum o apoio de Jair Bolsonaro em suas candidaturas e receberam voto popular, mesmo tendo tido rupturas em suas alianças.

As ruas Timboaçu, Tirol, Guanumbi e Zoroastro Pamplona vem, durante os últimos quatro anos, sofrendo forte descaso dos agentes públicos. Falta de serviços como água, asfaltamento e fiscalização ambiental permitiram a entrada e a disputa de grupos do poder paralelo. 

Para contornar essas dificuldades, moradores se uniram para lutar pelos impostos que pagam e reivindicar melhorias. Ano passado levaram os problemas de segurança para o 18o BPM e para a Superintendência de Jacarepaguá, e agora aguardam o resultado dos processos iniciados. Essa é uma atitude que estimula a sociedade civil a se organizar, pois só assim as lutas geram conquistas. A seguir, texto escrito pelos moradores:

Obra feita pela 15° Gerência de Conservação durante o mês de fevereiro: uma reivindicação dos moradores. Uma vitória!


Moradores da Timboaçu e adjacências: por um lugar melhor para viver

Um grupo de moradores da Freguesia (Jacarepaguá) se reuniu há cerca de três anos em virtude de uma falta de água que não era solucionada pelas vias normais. Decidiram então ir para as ruas com faixas e batendo panelas, buscando visibilidade para seu problema, exigindo seus direitos, pois, afinal, pagam à Cedae para que forneça água para todos. Chamaram também a imprensa, que lhes deu voz. Apareceram na grande mídia e foram capa da edição de janeiro de 2019 do Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá. Depois dessa grande mobilização, o fornecimento de água finalmente foi normalizado para a região.

Esse episódio criou um vínculo mais forte entre os moradores, que passaram a conversar mais sobre outras necessidades do local.

Utilizando o lado bom da tecnologia, criaram um grupo de WhatsApp intitulado “Amigos da Timboaçu” e, desde então, trocam ideias sobre melhores condições para o bairro, fazendo jus,  assim, ao pagamento do alto valor do IPTU na região. Além desse grupo, os moradores começaram a fazer algumas reuniões presenciais, que resultaram em idas à Subprefeitura, ao 18o Batalhão da PM e à Prefeitura.

Em outubro de 2020, deram entrada em um documento na Subprefeitura de Jacarepaguá relacionando suas necessidades:

  1. Permissão para colocação de cancelas nas ruas Timboaçu, Guanumbi e Zoroastro Pamplona (decisão tomada devido ao crescente número de roubos e furtos na região).

  2. Limpeza das ruas, pois estão abandonadas.

  3. Melhoria da iluminação das ruas.

  4. Novo asfalto, por conta da grande quantidade  buracos.

  5. Poda das árvores.

  6. Fiscalização a um estabelecimento comercial ilegalmente construído sobre a calçada, que utiliza água e luz irregulares, causando enorme desperdício de água (o que reduz o fornecimento para os imóveis regularizados). 

Os moradores já agendaram uma nova reunião na Subprefeitura para debater todos os pontos anterioremente citados.

O grupo participou também de reunião no 18o Batalhão de Polícia Militar e solicitou mais segurança efetiva para a área. Em breve haverá nova reunião para renovação das solicitações sobre segurança.

Os moradores da “Timboaçu & Adjacências” estão sendo incentivados a solicitar mais os serviços gratuitos da Prefeitura do Rio pelo “1746” (por telefone, aplicativo ou pelo site) para: conserto de buracos; limpeza de bueiros; retirada de entulho e móveis velhos; troca de lâmpadas dos postes das ruas; e muitos outros serviços.

Por outro lado, os moradores também estão fazendo a sua parte com Campanhas para Mais Limpeza das Ruas, em que cada morador passa a cuidar mais da sua calçada e da parte da rua que fica na sua porta. Cada um fazendo um pouco, a diferença será grande!

O grupo está ficando mais unido e bons resultados estão começando a aparecer! Sabemos que essas ações são compromissos para toda a vida.

Nada está sendo fácil, mas está valendo a pena!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png