• Jornal Abaixo Assinado

MEIO AMBIENTE E PRINCIPAIS DESAFIOS EM 2021

Em meio a tantas notícias ruins sobre o meio ambiente em 2020, iniciamos um novo ano sempre com a esperança que dias melhores virão.

Recentemente, tomou posse o novo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Cavalieri. Ele tem 26 anos, é bacharel em Direito, e a sua escolha para o cargo chamou a atenção, em virtude da pouca experiência numa área tradicionalmente problemática no Rio de Janeiro. 

O Rio possui a maior rede de proteção ambiental do Brasil. Cerca de 50 Unidades de Conservação estão sob administração municipal. Mas muitas destas UCs sofrem principalmente com a especulação imobiliária.

Em entrevista à rádio Tupi, Cavalieri afirmou que a Secretaria terá como um dos pontos de destaque de sua atuação o fim das construções irregulares em áreas de proteção ambiental, e não tolerará a pesca predatória nas lagoas da Baixada de Jacarepaguá.

Há pouco tempo, a fiscalização da Secretaria derrubou nove estruturas que haviam sido erguidas para a construção de pequenos prédios por grupos paramilitares dentro da APA da Capoeira Grande em Guaratiba. Esta área tem 80 hectares e é extremamente frágil do ponto de vista ambiental, pois tem um importante manguezal, além de uma rica flora e fauna.

Outra promessa do secretário é arborizar a cidade. Segundo Cavalieri, as árvores são distribuídas de forma desigual na cidade, o que proporciona ilhas de calor em vários bairros, principalmente na Zona Norte e Oeste. A ideia é plantar árvores nestes bairros para amenizar a temperatura.

A respeito da Fundação Parques e Jardins, um dos órgãos mais antigos do Brasil, Cavalieri disse que ela foi sucateada na última gestão e que agora irá valorizar servidores de carreira que possuem conhecimento adequado. Quem irá assumir a gestão como subsecretária da Fundação é a engenheira química Debora Barros, que é uma servidora de carreira que começou como estagiária na Fundação.

Assistimos nos últimos anos o abandono geral das nossas praças, parques, lagoas e Unidades de Conservação, patrimônios que deveriam ser preservados. Em qualquer outra cidade do mundo, todo o potencial ambiental que temos estaria sendo valorizado e bem cuidado.

Que venham novos tempos… Estamos de olho acompanhando e cobrando novas ações na área ambiental em nossa cidade e bairro.

Escrito por Carla Scott

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png