top of page
  • Jornal Abaixo Assinado

Mapeamento da mídia brasileira


Lançamento Rio de Janeiro do Media Ownership Monitor (MOM)

Organizado por Intervozes

Dia 4 de julho – das 19:00 às 22:00h – Casa Pública: Rua Dona Mariana, 81 – Botafogo – Rio de Janeiro

Transparência da mídia é um pré-requisito essencial para o pluralismo, a diversidade de opiniões e o fortalecimento da democracia. Com essas premissas, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou, em 2015, o Media Ownership Monitor (MOM) (http://www.mom-rsf.org/). O Brasil será o 11º país a receber esse projeto internacional que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar essa transparência: quem é o dono da rádio, da TV ou do jornal que você acompanha? Quais os interesses econômicos do grupo? Quais são as regras às quais as empresas de mídia estão submetidas no país? Há leis que impeçam a concentração de mercado ou estimulem a diversidade? Há uma política de Estado para o uso das verbas publicitárias públicas? Ou elas podem ser usadas apenas de acordo com os interesses políticos do governo da vez?

O mapeamento criará um banco de dados atualizado continuamente, com as 40 maiores empresas de comunicação do país, seus controladores e as regras às quais estão submetidas. Pelo tamanho territorial, o Brasil merecerá um levantamento, inédito para o projeto, sobre a mídia regional. O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social estará à frente do MOM Brasil.

Participam do lançamento, no Rio de Janeiro, André Pasti (coordenador da pesquisa no Brasil), Bruno Marinoni (Intervozes) e a pesquisadora Suzy dos Santos (UFRJ/ PEIC), além do diretor da seção alemã do Media Ownership Monitor da RSF, Olaf Steenfadt, que estará no Brasil para apresentar a pesquisa a jornalistas, empresas, estudantes e pesquisadores/as.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page