• Jornal Abaixo Assinado

MÔNICA CORREIA TRABALHA NA SAÚDE E COM ARTESANATO SUSTENTÁVEL EM JACAREPAGUÁ

Mônica Correia trabalha na área da Saúde, é artesã e empreendedora sustentável. Tudo começou após o nascimento de sua primeira filha, Thatiane Correia. No primeiro aniversário da menina, decidiu fazer a decoração da mesa da festa e, desde então, passou a criar a ornamentação nos anos seguintes. 

Na época, Correia ainda não se sentia uma artesã, mas aos poucos foi se descobrindo nessa arte. Infelizmente, logo depois, foi obrigada a se afastar do artesanato, em razão do seu trabalho, que a deixava sem tempo livre para se dedicar a sua arte. E, com a chegada do segundo filho, a dificuldade aumentou . 

Anos depois, diagnosticada com sintomas de depressão, voltou a fazer artesanato. Atualmente, além de ainda atuar na área da Saúde, trabalha com sustentabilidade, reaproveitando muitos materiais: plástico, lata, vidro madeira, papelão e tecido. Sempre que encontra algo que possa ser melhorado ou restaurado, entra em cena e faz modificações, transformando, por exemplo, um disco de vinil em sousplat, madeira em quadros, entre tantas outras. 

Ela acredita em uma lei mística de causa e efeito. Tudo provém da terra e ela se sente responsável por diminuir o impacto desse descarte irregular, criando peças que mostram a sua visão do mundo. Seu sonho é viver exclusivamente do artesanato. 

Hoje, Correia, com o auxílio de seu filho Victor Bernardo, está projetando a abertura de uma loja on-line para alavancar as vendas e alcançar o reconhecimento do seu trabalho. Ela expõe sua arte na Feira Cultural Quintal da Taquara que, em virtude da pandemia, interrompeu o funcionamento. Entretanto, Mônica Correia tem esperança que a situação volte à normalidade, para que possa dar continuidade ao seu trabalho.

Escrita por Cíntia Travassos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png