• Jornal Abaixo Assinado

Luta pelo término da obra do Colégio Pedro Aleixo na Cidade de Deus

Um absurdo a obra parada


Ensino médio com qualidade na CDD – O Movimento

por Wellington de Moraes França*

O Comitê Comunitário e Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local realizou na terça-feira, 24 de janeiro, reunião aberta ao público para discutir as estratégias para o término da obra do Colégio Pedro Aleixo. Na introdução, destacaremos a importância histórica sobre a formação do Comitê Comunitário, da Agência CDD e do Plano Estratégico atualizado em 2010.

Pedro Aleixo & CVT/Faetec Ensino médio público e de qualidade na e para a Cidade de Deus é uma luta que remonta ao tempo do Conselho de Moradores da Cidade de Deus (COMOCID) — entre os anos 1970 e 1980 —, atravessa o Movimento Pré- Vestibular para Negros e Carentes nos anos 1990, continua no século XXI, com o sonho de um colégio Pedro II — descartado pelo governo Sérgio Cabral que, em seu lugar, implantou o CVT/Faetec —, e vai até a iniciada e não concluída reforma da antiga FIA para construir o colégio.

Ações Estratégicas para a conclusão do Pedro Aleixo Debate na comunidade em encontros com a Comissão de Educação (rodas de conversa e seminários); realizar pesquisas, qualificando a demanda, identificando o perfil do público de interesse e realizar parcerias que possam oferecer desde assessoria técnica na produção de conteúdos, projetos, campanhas e gestão até a mediação para captação com foco na conclusão da obra, incluindo no debate popular o modelo de escola que queremos ocupar. Neste caso, o CVT da Faetec continua na pauta. Apesar de entender que é dever do Estado a missão de educar, diante das incertezas sobre as competências dos governos atuais, é necessário estudos sobre gestão compartilhada, dentre outros modelos. Além do Comitê, formado por quase vinte ONGs de base comunitária, o movimento ganha reforço com a adesão solidária de instituições e grupos culturais, tais como: Casa Coletiva da Nação Hip Hop; Poesia de Esquina; BotacaraCdd; Corredor Cultural Obassylene; e do grupo de teatro Os Arteiros, assim como de professoras e professores da região e de instituições acadêmicas como Sesc, PUC/Nead e UFRJ.

Reflexões e propostas continuam no encontro marcado para as 14:00 horas, do dia de 3 de fevereiro, na atual sede da Agência, rua Edgard Werneck, 1648 – Cidade de Deus.

*Poeta e colaborador da Casa de Cultura da Cidade de Deus

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png