Luta pela dragagem do rio Sangrador
No JAAJ o morador tem vez – Fala aí, Rodrigo!
Abaixo-assinado pela dragagem e limpeza do rio Sangrador
Rodrigo Hemerly*
Em períodos de chuvas fortes, o Sangrador, principal rio do bairro da Freguesia, em Jacarepaguá, transborda e, dependendo do volume d água, provoca enchentes na região.
Há alguns anos, a Prefeitura concretou o leito do rio com a intenção de aumentar o fluxo de água (iniciativa que diminuiu a quantidade de lixo acumulado). Porém, o pouco que ainda restava do Sangrador desapareceu — alguns moradores lembram que circulavam ao seu redor libélulas e borboletas. Entretanto, por uma falha no projeto, há um ponto do rio, na altura do Centro Comercial Passarela, em que acumula terra e, em consequência, uma grande quantidade de mato, o que provoca o aparecimento de muitos animais nocivos, além de mau cheiro.
Comerciantes e moradores da região fizeram diversas reclamações, por cartas e por telefone, ao órgão competente para que tomasse providências. Entretanto, a Ouvidoria da Prefeitura informou que a limpeza do rio não havia sido planejada para este ano.
Diante da situação, os moradores pretendem encaminhar um abaixo-assinado, com mil assinaturas, à Fundação Rio-Águas , solicitando a dragagem e a limpeza do rio Sangrador. Para assinar, acesse:
*Professor e morador do bairro Freguesia, Jacarepaguá
Comments