• Jornal Abaixo Assinado

Leonel Fernandes na luta pela Taquara

JAAJ descobrindo autênticos líderes comunitários em Jacarepaguá

*Texto de Ivan Paulo de Lima com apoio e fotos de Carla Scott

Leonel Belart Fernandes,72 anos, vascaíno, morador da Taquara, é voluntário há mais de 15 anos no Parque Estadual da Pedra Branca. Sempre que possível, Fernandes está presente no Parque ajudando em diversas atividades de reflorestamento, sinalização de trilhas e manutenção da sede do Parque, ou auxiliando na limpeza e pintura do local.

Criador há quatro anos da Horta Comunitária do Conjunto Habitacional Rio Grande, onde realiza o plantio de uma variedade de verduras e legumes, tais como:

Carla e Leonel unidos pela defesa do meio ambiente em Jacarepaguá


taioba, alface, almeirão, bertalha, chuchu, abóbora, mamão, banana, araçá, jambo, romã, goiaba, abacate, cana de açúcar, batata doce, salsa, tomate, pimentão, entre outros. Para colher, os moradores precisam ajudar, participando das atividades, capinando, cuidando dos canteiros e trazendo sementes sempre que possível. Ao longo da encosta do Conjunto, a paisagem vem se modificando, e o que antes era mato está se transformando em uma bela paisagem verde, ajudando a alimentar também a fauna local.

Fernandes também iniciou a sua participação no projeto “Eu Amo JPA”, doando tintas. Ele divulga o projeto para empresários da região de Jacarepaguá, solicitando ajuda e doações para a compra de tintas.

Como morador de Jacarepaguá há mais de 40 anos, Fernandes é um cidadão ativo, que cobra o retorno das instituições responsáveis quando é necessário trazer melhorias para o bairro, como: iluminação na via, sinal de trânsito, ponto de ônibus. O foco atual é a construção de uma ciclovia para a estrada do Rio Grande, além da melhoria na pavimentação desta via.

Dentre essas e outras atividades, Leonel Fernandes é um apaixonado pelo Carnaval, e desfila todos os anos na Escola União do Parque Curicica, além de dirigir um bloco de Carnaval — Furiosa —, que desfila nas proximidades da estrada do Rio Grande. Parabéns Leonel Fernandes pela luta comunitária de quem ama Jacarepaguá.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png