- Jornal Abaixo Assinado
Língua Portuguesa – aprenda a forma correta
“Vai você” ou “vá você”? Aprenda a forma correta
Professora Micheli Ferreira
A gramática da língua portuguesa apresenta três modos verbais distintos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Estes indicam respectivamente: certeza, hipótese e ordem/conselho/pedido.
Ao pensarmos as sentenças “Vai você!” ou “Vá você!”, nos referimos ao modo imperativo. Assim, para buscarmos a forma de uso correta, será necessário analisar como ocorre a conjugação dos verbos neste modo.
O imperativo é formado a partir de dois tempos verbais: o presente do indicativo e o presente do subjuntivo.
Sendo o imperativo, o modo verbal usado para ordens, conselhos, pedidos…, é relevante analisarmos que estes usos podem ser afirmativos ou negativos, ou seja, alguém poderá dar uma ordem para executar uma tarefa ou para não executá-la. Portanto, no modo imperativo, há duas formas verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.
Para conjugar um verbo no imperativo afirmativo, na segunda pessoa do singular e do plural (tu e vós), usa-se o verbo conjugado no presente do indicativo, retirando-se a letra “s”. A exceção é o verbo “ser”: sê tu, sede vós. Para as demais pessoas (ele/ela/você, nós, eles/elas/vocês), usam-se as mesmas formas do presente do subjuntivo. Por sua vez, o imperativo negativo adota as formas do presente do subjuntivo em todas as pessoas do discurso.
Diante das considerações acima, vejamos abaixo a conjugação do verbo “ir” no imperativo.Imperativo
AfirmativoImperativo
NegativoVai tuNão vás tuVá vocêNão vá eleVamos nósNão vamos nósIde vósNão vades vósVão vocêsNão vão eles
Observemos a fala do personagem Cascão, do cartunista Maurício de Sousa:
Cascão diz: “Conta só mais uma mentira!”
Na fala do personagem Cascão, referente ao primeiro quadrinho, temos o emprego do verbo “contar” no imperativo afirmativo, na forma “conta”. Compreendemos assim, que, nesse caso, o personagem se dirige ao outro através do pronome “tu”.
Após as definições, exemplos e análises apresentados, retomando nossa dúvida inicial, concluímos que a sentença correta é “Vá você!”. Ao empregar “vai”, o falante estará se dirigindo ao outro através do pronome “tu”.