• Jornal Abaixo Assinado

Língua Portuguesa – aprenda a forma correta

“Vai você” ou “vá você”? Aprenda a forma correta

Professora Micheli Ferreira

A gramática da língua portuguesa apresenta três modos verbais distintos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Estes indicam respectivamente: certeza, hipótese e ordem/conselho/pedido.

Ao pensarmos as sentenças “Vai você!” ou “Vá você!”, nos referimos ao modo imperativo. Assim, para buscarmos a forma de uso correta, será necessário analisar como ocorre a conjugação dos verbos neste modo.

O imperativo é formado a partir de dois tempos verbais: o presente do indicativo e o presente do subjuntivo.

Sendo o imperativo, o modo verbal usado para ordens, conselhos, pedidos…, é relevante analisarmos que estes usos podem ser afirmativos ou negativos, ou seja, alguém poderá dar uma ordem para executar uma tarefa ou para não executá-la. Portanto, no modo imperativo, há duas formas verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Para conjugar um verbo no imperativo afirmativo, na segunda pessoa do singular e do plural (tu e vós), usa-se o verbo conjugado no presente do indicativo, retirando-se a letra “s”. A exceção é o verbo “ser”: sê tu, sede vós. Para as demais pessoas (ele/ela/você, nós, eles/elas/vocês), usam-se as mesmas formas do presente do subjuntivo. Por sua vez, o imperativo negativo adota as formas do presente do subjuntivo em todas as pessoas do discurso.

Diante das considerações acima, vejamos abaixo a conjugação do verbo “ir” no imperativo.Imperativo

AfirmativoImperativo

NegativoVai tuNão vás tu vocêNão eleVamos nósNão vamos nósIde vósNão vades vósVão vocêsNão vão eles

Observemos a fala do personagem Cascão, do cartunista Maurício de Sousa:

Cascão diz: “Conta só mais uma mentira!”

Na fala do personagem Cascão, referente ao primeiro quadrinho, temos o emprego do verbo “contar” no imperativo afirmativo, na forma “conta”. Compreendemos assim, que, nesse caso, o personagem se dirige ao outro através do pronome “tu”.

Após as definições, exemplos e análises apresentados, retomando nossa dúvida inicial, concluímos que a sentença correta é “Vá você!”. Ao empregar “vai”, o falante estará se dirigindo ao outro através do pronome “tu”.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png