• Jornal Abaixo Assinado

Jubileu de Ouro do Clube Recreativo Português de Jacarepaguá

Por Almir Paulo

“Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade” (Marquês de Maricá)”
Olivério Carvalho, presidente do Clube, discursando na cerimônia

Olivério Carvalho, presidente do Clube, discursando na cerimônia


O Clube Recreativo Português de Jacarepaguá comemorou na noite do último dia 13 de abril o seu Jubileu de Ouro. Feliz da vida, o seu atual presidente Olivério Carvalho fez um vibrante discurso de saudação aos convidados da grandiosa festa de comemoração dos 50 anos de existência do clube.

“Sinto honrado em ser o seu presidente neste momento histórico do ano de seu Jubileu de Ouro. Saúdo o sentimento que moveu seus fundadores há 50 anos atrás, recordando Coimbra, suas tradições folclóricas e religiosas, com as benções da nossa padroeira Rainha Santa Izabel, e os ideais de união e integração dos povos luso brasileiros que inspiraram os “Onzes Lusos” quando da criação do Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra em 13 de abril de 1966”, salientou emocionado o presidente Carvalho.

Criado em 13 de abril de 1966, os primeiros cem sócios-fundadores do Clube Recreativo Português de Jacarepaguá eram em sua maioria originários do Distrito de Coimbra. O Rancho Folclórico Tricanas foi o motivo que levou a criação da sede na Taquara. Seu primeiro presidente foi Álvaro Costa, conhecido comerciante no bairro na época, tendo como principal missão promover a amizade e a integração entre as comunidades brasileira e portuguesa.

Hoje o Clube Português de Jacarepaguá vive mais um grande momento em sua história e continua fiel ao resgate das tradições folclóricas. O clube é um ponto de encontro e diversão do povo de Jacarepaguá, realiza ações sociais, esportivas e é um espaço aberto para reuniões de diferentes grupos políticos. Enfim, um espaço democrático. Para manter a confraternização da comunidade luso-brasileira o Clube Português realiza todo segundo domingo do mês sua Festa Portuguesa, sempre a partir das 13h, com muita música, danças típicas do folclore português e um saboroso almoço. A tradição foi mantida e é um dos orgulhos da administração do atual presidente Olivério Carvalho.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png