• Jornal Abaixo Assinado

JORGE DA COSTA PINTO: PRESENTE SEMPRE NA LUTA

Nosso companheiro, amigo e integrante da nossa Diretoria, Jorge da Costa Pinto faleceu, ou como ele próprio diria, fez a passagem, pois era espírita praticante.

Costa Pinto teve uma militância comunitária firme e fundamental, e sua participação começou em 1981, na fundação da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf), em Jacarepaguá. Atuou fortemente na luta em favor dos mutuários (Famerj), nas décadas de 1980 e 1990, época em que implementou com sucesso núcleos de assistência judicial para centenas deles. 

Jorge Costa Pinto foi presença atuante e marcante nas lutas contra a especulação imobiliária da região, protetor incansável do meio ambiente e da agroecologia, soldado destemido na defesa da justiça social. 

A FAM-RIO – Federação de Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro sempre o teve como um membro efetivo, mesmo quando não estava em sua Direção. O fortalecimento da FAM-RIO e dos seus Conselhos Regionais foram continuamente um dos principais focos da atuação política de Costa Pinto. 

Temos a certeza de que o Movimento Comunitário restará profundamente abalado com a partida de um dos seus melhores quadros. O companheiro Jorge Costa Pinto parte, mas nos deixa um legado de coragem, compromisso, desprendimento, solidariedade e, acima de tudo, engajamento com a verdade, transparência e esperança de dias melhores em uma cidade mais justa e fraterna.

Escrito por Valmiria Guida

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png