• Jornal Abaixo Assinado

JACAREPAGUÁ 426 ANOS: VAMOS LUTAR POR UM BAIRRO MAIS PARTICIPATIVO!

O bairro de Jacarepaguá, até os anos 1970, era considerado uma área rural, com seus pequenos sítios, herdeiro de alguns engenhos. E para os historiadores, era conhecido também como o sertão carioca. O perfil dos seus moradores era quase de uma cidade interiorana. Com a explosão demográfica e imobiliária iniciada nos anos 1980, muita coisa mudou. E para pior. 

Muitos irão retrucar essas afirmações dizendo que isso é coisa de saudosista. Aqueles que acham que o passado sempre será melhor do que o presente. Pode até ser, confesso, mas não é bem assim. Um exemplo, o adensamento da população em condomínios trouxe um novo perfil de moradores, uma classe média em sua maioria bem conservadora, incapaz de refletir sobre a necessidade de debater temas sociais, como a necessidade de políticas públicas na saúde, cultura, transportes e educação para o bairro.  

Esse novo perfil se reflete nas urnas. Os representantes políticos eleitos com base na região se caracterizam pelo conservadorismo nas propostas para o bairro, se limitando ao assistencialismo, especialmente nas comunidades mais vulneráveis socialmente. Quase sempre se aliando ao governante de plantão, seja lá quem for. Não existe uma representação combativa, de novas propostas e que possibilite o diálogo verdadeiro com a população para ouvir suas reivindicações.

Neste aniversário de 426 de Jacarepaguá não podemos perder a esperança. É preciso que as entidades progressistas, sejam as associações de moradores, os partidos políticos ou mesmo os cidadãos do bairro organizados, dialoguem com a população, mostrando que é possível construir um bairro mais solidário, onde a participação social tenha espaço de verdade. Vamos lutar por um bairro mais participativo!

Escrito por Renan Costa

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png