• Val Costa

INSTITUTO HISTÓRICO DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ (IHBAJA) COMEMORA DIVERSAS CONQUISTAS NO ANO DE 2021

O ano de 2021 apresentou muitos desafios para os membros do IHBAJA. A migração das atividades presenciais para o modelo remoto demandou a reestruturação de diversas iniciativas do grupo, que buscou continuar atuante mesmo dentro do contexto da pandemia novo coronavírus.

No início do ano, os professores Renato Dória, Janis Cassilia e Leonardo Soares dos Santos participaram de três lives organizadas pela “TV Onde Moro JPA”, um Canal do YouTube que divulga iniciativas bem-sucedidas de moradores da Baixada de Jacarepaguá. Nesses encontros virtuais, os integrantes do Instituto falaram sobre a urbanização da região, a História da Colônia Juliano Moreira e sobre os conflitos fundiários na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Em julho, o professor Val Costa e a professora Janis foram convidados pelo historiador Rafael Mattoso para uma conversa virtual no Canal do YouTube “Iaras e Pagus”. Nesse bate-papo, os membros do IHBAJA falaram sobre os projetos que estavam desenvolvendo e também comentaram sobre as perspectivas para o futuro do Instituto.


O segundo semestre foi extremamente positivo para o grupo. Foi firmada uma parceria com a Agência de Comunicação Lume, que passou a divulgar textos dos nossos membros todos os meses em suas redes sociais. O coletivo também participou de uma live organizada pela mesma agência, na qual lançou a Exposição Virtual “Revisitando o Sertão Carioca”.


Por fim, o IHBAJA lançou o seu próprio Canal no YouTube e iniciou o projeto de Caminhadas Virtuais, um desejo antigo de seus integrantes.

O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá deseja um Natal abençoado e um próspero Ano Novo para todos os leitores do Jornal Abaixo-Assinado!


Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado. (Emília Viotti da Costa)

Acompanhe o IHBAJA nas redes sociais

Blog: http://ihbaja.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/ihbaja/

Instagram: https://www.instagram.com/ihbaja/

Canal do YouTube: Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá

15 visualizações0 comentário
jaajbr.png