• Jornal Abaixo Assinado

IHBAJA REALIZA UMA SÉRIE DE LIVES SOBRE A HISTÓRIA DA REGIÃO

Atualizado: 9 de ago. de 2021

O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá – IHBAJA – iniciou uma série de transmissões pela Internet em parceria com a TV Onde Moro Jacarepaguá. O projeto recebeu o nome de “Histórias de Jacarepaguá com o IHBAJA” e faz parte da programação da 10ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Essa série tem como objetivo principal apresentar o patrimônio material e imaterial dos bairros da região da Baixada de Jacarepaguá, ampliando o conhecimento da população sobre a riqueza natural, as manifestações culturais e os movimentos sociais dessa imensa área do município do Rio de Janeiro.


A TV Onde Moro Jacarepaguá é um Canal do YouTube que visa divulgar as histórias dos bairros da Baixada de Jacarepaguá e dos seus moradores, através de entrevistas, documentários e apresentações ao vivo. Objetiva promover o desenvolvimento social, a sustentabilidade, o engajamento cívico, a responsabilidade socioambiental, a inclusão social, a economia circular, as organizações sociais e a participação cidadã.


A primeira live, realizada no mês de dezembro, foi uma apresentação feita pelo professor Val Costa sobre a geomorfologia e o patrimônio arquitetônico da região. Posteriormente, em janeiro, a historiadora Janis Cassilia abordou a História da psiquiatria no Brasil, dando ênfase ao processo de criação do atual Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira (IMASJM). No dia 20 de fevereiro, às 19h, será a vez do professor Renato Dória apresentar o processo de urbanização da Baixada de Jacarepaguá, da segunda metade do século XX até o início do século XXI. Por fim, no mês de março, o Doutor em História Social Leonardo Soares dos Santos abordará a questão agrária no Sertão Carioca. 


Para assistir essas transmissões pela internet, basta acessar a TV Onde Moro Jacarepaguá pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCnw1OEgRhPs-GWjWFSI-s3g

Acompanhe o IHBAJA pelas nossas redes sociais

Blog: http://ihbaja.blogspot.com/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/ihbaja/

Instagram: https://www.instagram.com/ihbaja/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png