• Jornal Abaixo Assinado

IHBAJA LANÇA EXPOSIÇÃO VIRTUAL SOBRE O LIVRO "O SERTÃO CARIOCA"

Armando Magalhães Corrêa (1889-1944) foi escultor, desenhista, professor, escritor e naturalista autodidata. Iniciou os seus estudos de nível superior na Escola Militar de Realengo, transferindo-se mais tarde para a antiga Escola Nacional de Belas-Artes, onde fez o curso de escultura e foi discípulo de Rodolfo Bernardelli.

Após muitas visitas à Baixada de Jacarepaguá, ele acabou comprando um sítio na região, onde fixou residência. Com base nessa propriedade, passava fins de semana e períodos mais prolongados caminhando extensamente e fazendo anotações sobre os aspectos naturais e personagens da então área rural do Distrito Federal. Dessas análises surgiu o livro “O Sertão Carioca”, uma coletânea de artigos publicados no jornal carioca “O Correio da Manhã”, nos anos de 1931 e 1932.


Em 2010, o Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) produziu a exposição virtual “125 anos de o Sertão Carioca” com bicos de pena que ilustram o livro supracitado. Agora, em 2021, voltamos a apresentar a exposição, com outras imagens e um novo design, objetivando trazer uma reflexão sobre o crescimento urbano da região e sobre a importância do patrimônio natural que existe nela.

A exposição está disponível no canal do YouTube do IHBAJA, que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=dxEzzR1v0hA

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png