top of page
  • Foto do escritorVal Costa

IHBAJA COMPLETA 10 ANOS DE SUA REFUNDAÇÃO

O mês de abril de 2021 marcou os 10 anos de refundação do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá - IHBAJA. Formado originalmente em 2007 com o nome de Instituto Histórico de Jacarepaguá – IHJA, o grupo teve as suas atividades paralisadas após o falecimento da então presidente Heluana Macêdo, em 2010. No ano seguinte, os professores Val Costa e Renato Dória reconstruíram o grupo e iniciaram uma nova fase do instituto, desenvolvendo parcerias com movimentos sociais, instituições de ensino e jornais da região. Nesse período, passaram a pertencer ao coletivo os pesquisadores Janis Cassilia e Leonardo Santos.



Ao longo desses 10 anos, o IHBAJA recebeu diversas premiações pelos serviços prestados nas áreas de pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial. Dentre os quais, a Moção de Louvor e Reconhecimento concedida pelo ex-vereador Leonel Brizola Neto e o Prêmio Miriam Mendonça de Cultura.


Atualmente, existem duas grandes linhas de pesquisas no Instituto, uma é sobre o período Colonial-Imperial e a outra sobre História Contemporânea, com ênfase na atuação dos movimentos de esquerda na Região da Baixada de Jacarepaguá.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page