• Jornal Abaixo Assinado

Hospital Santa Maria não pode fechar, governador?

Hospital Estadual Santa Maria: fechou ou não? Se fechar é uma significativa derrota do novo governador WW

*texto de Almir Paulo

Afinal de contas, como ficou ou está à situação do Hospital Estadual Santa Maria, no bairro da Taquara, referência no tratamento da tuberculose, ameaçado de fechamento por causa da intrigante disputa territorial entre traficantes e milicianos, desde setembro de 2018, pelo domínio da comunidade de Santa Maria?

O desmonte e a precariedade da unidade hospitalar são gritantes. Em fevereiro de 2019, dez pacientes foram transferidos do Santa Maria para o Hospital Estadual Ary Parreiras, em Niterói. Uma parte do prédio do hospital está desativada. Com o acirramento da violência, vários profissionais de saúde pediram demissão. A insegurança amedronta moradores, comerciantes, médicos e os demais profissionais de saúde, pacientes e seus familiares.

O Hospital Estadual Santa Maria, inaugurado em 1943 com 546 leitos, se tornou recentemente estratégico no estado do Rio de Janeiro por causa de cerca de 15 mil novos casos de tuberculose. A média nacional de casos de tuberculose é de 33,5 a cada 100 mil habitantes. O estado do Rio tem praticamente o dobro, 65,7 casos a cada 100 mil pessoas, bem como uma das maiores taxas de incidência no país e elevado número de mortes – cerca de 800 por ano, segundo o Fórum Estadual de Organizações Não-Governamentais no Combate à Tuberculose.

Fechar o Santa Maria que é um hospital de referência no tratamento da tuberculose é um absurdo. Já basta está sucateado há anos. Assim, apelamos ao bom senso das autoridades competentes na retomada do hospital. Não pode fechar, se isso acontecer pelo motivo apontado é inadmissível e uma profunda derrota da sociedade e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Com a palavra o governador, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a ALERJ, a Secretaria de Saúde e a Draco – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png