• Marcos Vinicius Braatz Miranda

HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Atualizado: 2 de set. de 2021

De acordo com a mitologia Grega os Jogos olímpicos ou Olimpíadas foi criado por Hércules, ainda na Era Antiga, por volta de 2.500 a.C, Hércules criou os jogos para homenagear seu pai, Zeus. 


Um dos primeiros registros dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C, nesse período que surgiu o termo “Olímpiadas” pois Iftos, rei de Ilia,   aliou-se ao rei de Esparta, Licurgo, declarando uma trégua na Grécia, essa aliança foi selada no templo de Hera, localizado em Olímpia. Vem daí o nome “Olimpíadas”.


O criador dos jogos olímpicos na Era Moderna foi Pierre de Coubertin, conhecido como Barão de Coubertin, ele que criou a famosa bandeira dos jogos olímpicos em 1913. Pierre tem uma lendária frase que diz “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.


Desde 1896 em Atenas, sua primeira edição na Era Moderna, até no Rio de Janeiro em 2016, os Jogos Olímpicos cresceram muito ao nível de se tornar um dos principais eventos de esportes do mundo, a olimpíadas é o único evento que consegue reunir os quatro quantos do planeta em uma competição, com mais de 200 países em busca de mostrar ao mundo sua força no esporte.


Curiosidades

  1. O maior recordista da história dos Jogos Olímpicos é o americano Michael Phelps, com 21 medalhas (18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

  2. Foi apenas em 1928, na capital da Holanda, Amsterdã, que o fogo olímpico foi usado.

  3. O Canadá em 1976 foi o único país que sediou as Olimpíadas e não ganhou medalha de ouro.

6 visualizações0 comentário
jaajbr.png