• Jornal Abaixo Assinado

Há 100 anos o Brasil vencia a sua primeira Copa América

Estádio das Laranjeiras – lotada em uma partida do Sul-Americano de 1919. Acervo do Museu do Futebol.


*Por professor Val Costa

A 46ª edição da CONMEBOL Copa América está sendo realizada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho desse ano. Essa competição reunirá doze seleções de futebol masculino, dez países sul-americanos e duas equipes convidadas: Japão e Qatar.


Há exatos cem anos o “scratch nacional” conquistava o seu primeiro título nesse torneio, que na época chamava-se Campeonato Sul-Americano de Seleções de Futebol. Essa competição também foi realizada em nosso país, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, foi construído o Estádio das Laranjeiras, atualmente chamado de Estádio Manoel Schwartz. Apesar de já existir um campo e uma pequena arquibancada no local desde 1904, foi somente no ano de 1919 que o estádio foi concluído, com uma capacidade máxima para 18 mil espectadores.

Estádio das Laranjeiras do Fluminense


O torneio contou com a participação de 4 equipes: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Em sua estréia, o Brasil venceu o Chile pelo placar de 6 a 0. Os jornais da época mostraram que as arquibancadas não comportaram a quantidade de interessados pela partida e quase 10 mil espectadores assistiram ao jogo em cima de uma pedreira ou sobre as copas das árvores que circundavam o estádio. Na segunda partida, a nossa seleção obteve uma nova vitória, dessa vez 3 a 1 contra os argentinos. O terceiro jogo, contra os uruguaios, terminou empatado em 2 a 2. A partida decisiva ocorreu em 29 de maio, também contra o Uruguai. Nesse dia, o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas e os principais estabelecimentos comerciais da cidade ficaram fechados. A partida terminou empatada sem gols durante o seu tempo normal. Foram necessárias duas prorrogações de 30 minutos cada uma para que a seleção brasileira conquistasse o título. O gol que deu a taça ao Brasil foi marcado por Arthur Friedenreich, aos 3 minutos do primeiro tempo da segunda prorrogação.

O Brasil participou de 34 edições da Copa América, tendo conquistado 8 vezes esse torneio. O Estádio das Laranjeiras, que também está completando 100 anos, foi o palco dos jogos da seleção brasileira por quase duas décadas. O Brasil jogou 18 vezes em seu gramado, tendo obtido 13 vitórias e 5 empates. A seleção canarinho nunca perdeu no estádio do Fluminense Football Club.

*Professor, pesquisador e colunista do JAAJ

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png