top of page
  • Constanza Velozo

FIQUE ATIVO! PRATIQUE PILATES E TREINAMENTO FUNCIONAL

Atualizado: 1 de ago. de 2021

Efeitos negativos são gerados por conta do sedentarismo tanto na parte fisiológica, social e emocional do indivíduo. Temos como exemplo: obesidade, dores nas articulações, lombalgias, ansiedade, depressão, irritabilidade, etc. O Exercício físico sistematizado e orientado é de suma importância para manter a saúde e qualidade de vida do indivíduo promovendo o bem-estar.


O Método Pilates é um programa de exercícios físicos que trabalha movimentos corporais com os princípios de: respiração, controle, concentração, precisão, fluidez e centralização integrando corpo e mente, criado por Joseph Pilates. O exercício tem o objetivo de promover a melhora da postura, força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal.


O Treinamento Funcional ou Força Funcional pode ser definido como “o trabalho realizado contra uma resistência de tal forma que a força gerada beneficie diretamente a execução de atividades da vida diária (AVD) e movimentos associados ao esporte” (American College OF Sport Medicine). Ou seja, são exercícios físicos sistematizados e orientados que irão beneficiar as suas atividades do cotidiano gerando um ganho de força muscular, equilíbrio estático e dinâmico, estabilização, condicionamento cardiorrespiratório, resistência, postura e queima de gordura.


Ambos tanto o Pilates como o Treinamento Funcional são indicados para todas as idades, mas com suas adaptações a cada indivíduo, faixa etária, composição corporal e patologias, respeitando o princípio da individualidade biológica que cada ser é único e deve ser respeitado nas suas limitações e diferenças. Assim podemos concluir que o melhor remédio é movimentar-se e praticar algum exercício físico da sua preferência, mexa-se! Não fique parado a sua saúde agradece!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page