• Jornal Abaixo Assinado

Festa junina, julina ou agostina?

Dúvidas cotidianas da Língua Portuguesa

Festa junina, julina ou agostina?

Professora Micheli Ferreira

Ao realizarmos uma festa com temática “country” ou “caipira” nos meses de junho, julho ou agosto, surge a seguinte dúvida: como devemos nomear essa festa?

Entre as palavras “junina”, “julina” e “agostina”, a única registrada nos dicionários de língua portuguesa é “junina”, que aparece na forma masculina “junino”. Esta palavra derivou de “joanino”, nome relacionado à festa que homenageia São João.

Assim, quando não realizam essa festa típica no mês de junho, os falantes da língua portuguesa adotam os nomes “julina” (quando ocorre em julho) e “agostina” (para festa realizada em agosto).

Diante das considerações acima, vale ressaltar que os termos “julina” e “agostina” foram criados na comunicação popular cotidiana, contudo ainda não compõem oficialmente o léxico da língua portuguesa.

Em conformidade com a norma padrão, a palavra “junina” pode ser empregada para uma festa com temática caipira, independente do mês em que será realizada.

Na tirinha abaixo, de Wesley Samp, a personagem usa o termo “Festa de São João”. Este poderia ser substituído, sem perda de sentido, por “Festa Junina”.

Disponível em: http://depositodowes.com/festa-junina/

As Festas Juninas são populares, divertidas, com comidas deliciosas. Estas remetem à identidade do nosso Brasil. Até a próxima edição e curta bastante as “festas juninas”!

14 anos do nosso jornal popular

Para comemorar os 14 anos do Jornal Abaixo-Assinado, a equipe do jornal realiza uma Festa Agostina no mês de agosto.

O Jornal Abaixo-Assinado é um projeto de comunicação popular construído coletivamente que está consolidado na Baixada de Jacarepaguá.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png