• Jornal Abaixo Assinado

Exposição “Viva Tarsila!”

EXPOSIÇÃO “VIVA TARSILA!” – ATÉ O DIA 31 DE MARÇO

Artista Plástica Lúcia Legrand


Castelo do Vinho recebe exposição “Viva Tarsila!”

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Castelo do Vinho recebeu a exposição “Viva Tarsila!”, em homenagem a artista brasileira Tarsila do Amaral. A exposição reúne 18 obras de 16 artistas que fizeram uma releitura do mais famoso quadro de Tarsila, o Abaporu.

O Abaporu original de Tarsila do Amaral


De acordo com a curadora da exposição, Lúcia Legrand, a ideia de fazer uma homenagem a Tarsila do Amaral surgiu a partir duas releituras feitas por alunos de seu atelier e decidiu iniciar uma pesquisa sobre a pintora e sua importância para arte no Brasil.

Tarsila do Amaral é um dos pilares da arte moderna no Brasil sendo figura central na Semana de Arte Moderna de 1922. Uma arte extremamente preocupada em produzir algo com a cara e alma do Brasil, além de realizar importantes inovações estéticas. O Abaporu, pintado em 1928, é uma obra valiosíssima comprada por um colecionador argentino por 1,4 milhões de dólares.

Ainda para Legrand, a grandeza e o sucesso de Tarsila incentivaram várias mulheres a serem artistas e nada mais justo que realizar essa homenagem no Dia Internacional da Mulher.

A exposição “Viva Tarsila” está no restaurante do Castelo do Vinho, localizado no 2º andar da casa, e fica disponível para o público do dia 8 a 31 de março.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png