• Jornal Abaixo Assinado

Escola Municipal Eunice Weaver lança projeto “Jornal na Escola”, inspirado no JAAJ

Professora Micheli está feliz com a ideia do projeto na escola


Jornal Abaixo Assinado (JAAJ) serve de inspiração para projeto em escola municipal

Texto e fotos Micheli Ferreira e Val Costa*

Atualmente, encontramos na sociedade brasileira diversos tipos de violência, podendo ser de origem verbal ou física. Nas escolas, esse problema se faz presente principalmente com alunos oriundos de famílias desestruturadas e sem orientação psicológica.

Situações de desrespeito aos funcionários, brigas entre alunos da mesma escola ou de instituições diferentes, ocorrem cotidianamente, prejudicando o desempenho escolar e impossibilitando que o processo de ensino-aprendizagem ocorra em sua integralidade.

A Escola Municipal Eunice Weaver, localizada no bairro da Taquara, é um dos exemplos de instituição que há anos, frequentemente, tenta minimizar situações como essas.

Buscando estratégias que promovam o protagonismo dos alunos e valorizem sua criatividade para que estes percebam que a escola é verdadeiramente um ambiente propício à construção da aprendizagem, os professores Micheli Ferreira e Val Costa propuseram ao grupo de docentes dessa instituição o projeto “Jornal na escola”. Tal projeto foi inspirado no jornal “Abaixo Assinado de Jacarepaguá”, do qual ambos os profissionais são colunistas.

O projeto consiste na produção bimestral de um jornal com textos de alunos, professores e outros funcionários da escola; divulgando também eventos e aulas lúdicas ocorridos na Unidade Educacional. Este apresentará um formato simples, com linguagem acessível.

Professor Val expõe o projeto para os alunos


Os professores acreditam que o jornal pode se transformar em um convite à reflexão de alunos, profissionais da educação e todos nós, já que esses adolescentes representam parte do futuro do nosso país, e ações como essa podem contribuir para se repensar o papel da escola em nossa sociedade.

Investir na educação de base é projetar um futuro promissor que culminará num país melhor!

*Professores e colunistas do JAAJ

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png