• Jornal Abaixo Assinado

Em Jacarepaguá: água tem dono?


Será que tem mesmo dono a água em Jacarepaguá?

Carlos Motta*

A baixada de Jacarepaguá, apesar de estar localizada entre as encostas de Mata Atlântica, com rios e córregos, e o maciço da Tijuca e o da Pedra Branca, sofre com o abastecimento de água.

Muitos bairros e comunidades não possuem água encanada da Cedae e tampouco esgoto tratado. Esta situação provoca doenças, como hepatite, leptospirose, diarreias, dengue, zica e chicungunha, que se proliferam, além de tornar rios e lagos impróprios para a pesca e o lazer.

Diante disso, a população é forçada a comprar garrafões de água mineral, canalizar a água de rios próximos com recursos próprios, e construir poços artesianos.  Entretanto, a água de garrafão é de qualidade duvidosa e os poços domésticos estão secando, em virtude da construção de grandes condomínios e de empresas de “carro-pipa” que perfuram poços profundos.

Para piorar a situação, a Cedae foi privatizada, e a estimativa é de que o preço das contas se eleve e muitos passem a beber menos água e tomar menos banho.

Assim, temos urgência em construir uma agenda de luta pela água pública e de qualidade, pois água é vida, e não podemos deixar a nossa na mão de empresas privadas.

*Professor de Geografia da Rede Pública

Legenda da foto: Rio Morto em Vargem Grande

Foto: Taiguara Moraes

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png