• Jornal Abaixo Assinado

Em defesa dos animais

Governos e políticos continuam omissos às questões de abandonos e maus-tratos com animais

Por Vaneide Carmo*

Sou persistente. A luta contra o abandono e maus-tratos dos animais não é prioridade nem dos governantes nem dos políticos.

Em Jacarepaguá, as causas que levam muitas famílias a abandonarem seus animais são as obras da Prefeitura nos bairros em que passará a Transolímpica. Famílias relatam que os imóveis entregues são pequenos, e, por este motivo, não levam os animais. Porém, tais questões não justificam esses atos de irresponsabilidade.

Protetores fazem o que podem, pois suas casas estão lotados. Tenho certeza de que, se as eleições fossem agora, certamente algum político, ou mesmo o prefeito, demonstraria sensibilidade e tomaria alguma atitude. Onde estão a Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais e a Secretaria do Meio Ambiente? Essa questão é de saúde pública, defesa e proteção, que envolve o poder público e toda a sociedade.

Os animais abandonados estão sujeitos a todo tipo de agressão, seja por parte do ser humano, que não tem coração, seja por parte do meio ambiente, além de passarem fome e contraírem doenças. Sem levar em conta o descontrole gestacional. Essa é uma situação que tem que ser levada a sério por governantes e políticos, criando leis mais duras para mudar essa realidade.

Durante os períodos de férias e fim de ano, aumenta o número de abandono, e os animais são descartados como se fossem objetos sem valor. É preciso que alguma providência seja tomada antes que o caos se instale, prejudicando ainda mais os animais indefesos.

Lembro aos desinformados que é proibido manter animais em gaiolas em pet shops.

Importante: Não comprem animais, ADOTE um.

Procure informação sobre as feiras na cidade.

Vacine seu animal de estimação contra raiva e outras doenças.

Maus-tratos é crime. Denuncie sempre.

*Defensora dos direitos dos animais e colunista do JAAJ

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png