ELETROBRAS REPRESENTA A SOBERANIA ENERGÉTICA DO PAÍS E NÃO PODE SER ENTREGUE AO CAPITAL PRIVADO
A sociedade brasileira é bombardeada diariamente por informações da mídia comercial de que o país só terá prosperidade quando vender todas as empresas estatais, e acabar com direitos dos trabalhadores. Com muito esforço o contraponto a essa estratégia neoliberal na comunicação vem sendo combatido pela mídia independente, como o Jornal Abaixo-Assinado, as redes sociais, os blogs e os sites progressistas.
Vejamos o caso do Sistema Eletrobras, uma das maiores empresas do mundo, e estatal. Com uma importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país. Mas que sempre aparece na imprensa burguesa como um peso para o governo, e que precisa ser vendida a todo custo, e por preço de banana. Na realidade esse falso discurso encobre os interesses de grande capitalistas e do mercado financeiro, que querem se apropriar da energia nacional, para lucrarem muito à custa de uma empresa construída com recursos do povo brasileiro, cobrando tarifas abusivas da população, como ocorre hoje no setor de combustíveis que está nas mãos da iniciativa privada.
A Eletrobras fomentou o programa Luz Para Todos, que levou eletricidade a 17 milhões de brasileiros, que antes viviam no escuro. Desse percentual 8,1 milhões foram classificadas como extremamente pobres. Uma iniciativa de caráter social, e também econômica, pois levou renda através da instalação de atividade econômica gerada com a chegada da energia. Certamente, a iniciativa privada não teria essa iniciativa, pois entenderia que seria um gasto desnecessário.
O entreguismo de Bolsonaro/Guedes precisa ser combatido por aqueles que entendem que o controle da energia é dever do Estado, como ocorre na maioria dos países, inclusive na Europa, onde existem vários casos de reestatização da energia, da água e demais serviços públicos que se repetem com frequência. A Eletrobras representa a soberania energética do país!
Escrito por Renan Costa
Comments