• Jornal Abaixo Assinado

Eleições 2016: Abstenções + Votos Nulo e Branco

Pensando sobre as abstenções: 1.314.950 eleitores não votaram (representa 26,85%)

 *Por Almir Paulo

Após as eleições conversei com vários amigos e adversários políticos sobre o resultado que consagrou o Crivella prefeito, bem como os expressivos números de votos nulos e brancos e as abstenções. Uma análise feita por um amigo professor da rede estadual de ensino, que não quer se identificar, me chamou atenção. Leia a análise desse mestre sobre as eleições 2016:

“Dentro do contexto político, social e econômico, tanto nos âmbitos nacional, estaduais e municipais é possível constatar que não existe uma democracia de fato.

Trabalhadores e trabalhadoras sofrem com baixos salários, péssimas condições de trabalho, desemprego, descaso, violência, etc. É a camada mais pobre da sociedade que tem situação mais precária, sendo excluída socialmente, sem acesso a serviços públicos básicos. Essa situação se arrasta ao longo dos anos, independentemente de quem esteja no governo. São estes exploradores que nos exploram e oprimem os trabalhadores que vêm novamente pedir nossos votos. São os mesmo exploradores que pedem nossa participação nas eleições.

É evidente que são os patrões que decidem os rumos da política. É nítido também que tudo é feito para favorecer o lado dos políticos e grandes empresários. É necessário construímos verdadeiramente o nosso poder.  A classe exploradora, incluindo a classe política, trabalha para essa manutenção do poder vigente que explora o povo. É preciso construir o Poder do Povo.

O boicote às eleições é não participar do jogo de poder dos patrões, não dar legitimidade a esse processo viciado. Esse boicote não é apenas propaganda ou denúncia, ele expressa o descontentamento popular. Ele deve ser parte da preparação de uma luta dos explorados e oprimidos contra o sistema. Da luta dos de baixo contra os que fazem fortunas às custas do trabalhador do povo.

É necessário nos organizamos.  Não votar deve ser um recado para aqueles que dizem que vão lutar por nós nos palácios do governo. Não votar deve significar que o povo vai lutar por seus direitos políticos, sociais e salariais.”

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png