• Jornal Abaixo Assinado

Dia do Trabalhador?


Dia do Trabalhador? O quê comemorar?

*Regina Prado

Em 1889 foi criado o Dia Internacional do Trabalhador, em homenagem ao manifesto que aconteceu no dia 1o de maio de 1886, em Chicago, que culminou em várias mortes após manifestação de um grupo que reivindicava melhores condições de trabalho.

O presidente Getúlio Vargas transformou os protestos e as críticas das estruturas socioeconômicas em festas populares e celebrações, nas quais eram apresentadas medidas de benefícios trabalhistas como o aumento anual do salário mínimo. Getúlio, então, ganhou a fama de “Pai dos Pobres”. Em 1o de maio de 1943, ele sancionou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O feriado do Dia do Trabalhador já foi um dos mais comemorados no Rio de Janeiro, e até as comunidades realizavam seus eventos recheados de homenagens, lutas e lazer, áureos tempos que hoje fazem parte do “recordar é viver”. Por que elas acabaram? Simples, cada vez mais somos postos de lado no quesito atenção, por esse motivo, muitas das vezes, o evento era custeado pelos organizadores comunitários.


Na atual conjuntura, que estímulo temos para comemorar esse dia? Nenhum! Mesmo cumprindo suas obrigações, o trabalhador vem sendo vítima de atitudes errôneas dos empresários, e do desrespeito e desumanidade dos governantes, que publicam decretos que desmerecem a classe trabalhadora. Os trabalhadores enriquecem as empresas, mão de obra indispensável no progresso do país. Contudo, não tem mais honra nem dignidade. Quando entenderão que, se tratados com liberdade e respeito, o trabalhador irá produzir muito mais, e jamais como escravos, como há muito vem acontecendo. É essa recompensa que merecemos? Somos filhos de um país rico, décima economia do mundo capitalista, não podemos ser tratados como bastardos miseráveis. É impossível continuar aceitando essa situação!

Trabalhador brasileiro, entenda que precisamos enriquecer nossos conhecimentos, porque mente vazia é caminho para manipulação. Lutar é preciso! Vamos buscar nossos direitos! Só depende de nós!

*Militante social na CDD

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png