• Jornal Abaixo Assinado

DESCASO NA CDD

Secretaria Municipal de Educação reduz vagas de creche na Cidade de Deus

*Por Ivan Lima

PRESENTE DA SME E DO EDUARDO PAES PELOS 50 ANOS DA CIDADE DE DEUS

Apesar dos apelos dos moradores do bairro, do vereador Leonel Brizola Neto e, até mesmo, do Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reduziu de cinco para três as turmas na creche que funciona no Ciep Luiz Carlos Prestes, na Cidade de Deus, inaugurada em 2010, com 125 crianças matriculadas, na faixa etária de 2 e 3 anos de idade.

As alegações descabidas para essa redução de turmas e de vagas pelas autoridades, tanto pela direção da escola quanto pela 7a Coordenadoria Regional de Educação da SME, foram a falta de estrutura e de demanda. Isso mesmo, não teria demanda, não teria crianças para a creche na área em volta do Ciep, localizado entre os conjuntos Pantanal 2, Margarida e Gabinal na Cidade de Deus. Uma inverdade porque existe uma extensa lista de espera por vagas no local e em outras creches da comunidade, principalmente para crianças na faixa etária de 2 anos. A procura por creches existe e é enorme.

Quando surgiu a notícia de que as vagas da creche seriam reduzidas, imediatamente um grupo de mães fez um abaixo-assinado, que foi entregue ao Ministério Público, e buscaram também o apoio do vereador Brizola Neto, para não acabar nem reduzir as turmas. Os gestores da SME, com a anuência da direção da escola, matricularam apenas 75 crianças em 2016. Uma perda de 50 vagas.

Moradores, mães e o vereador Leonel Brizola Neto prometem retomar a luta e resistir contra a falta de sensibilidade e de autoritarismo dos gestores que, sem debater o problema com a comunidade e as entidades comunitárias, decidiram tomar tal atitude.

Na realidade, as mães acreditam que a verdadeira intenção da SME (leia direção da escola e da 7a Coordenadoria Regional de Educação) seja o fechamento e a extinção da creche no Ciep Luiz Carlos Prestes.

*Coordenação do JAAJ

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png