• Jornal Abaixo Assinado

DECISÃO DOS ELEITORES DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ: MUDAR PARA FICAR TUDO COMO ESTÁ

“Você que inventou a tristeza/ Ora, tenha a fineza/ De desinventar/ Você vai pagar e é dobrado/ Cada lágrima rolada/ Nesse meu penar” (Chico Buarque)

Ao analisar o mapa eleitoral das seis Zonas Eleitorais da Baixada de Jacarepaguá percebemos a expressiva votação dos candidatos de centro-direita e o da direita. Sem contar, que os vereadores eleitos pela região são da direita. O triste dessa história, é que a população continua votando e elegendo os mesmos políticos conservadores e clientelistas que nada fazem pela região.

Intrigante essa relação. Os problemas persistem. Nada muda. Contudo, os eleitores da Cidade de Deus, Rio das Pedras, Tanque, Curicica, Covanca, Jordão, Conjunto Merck, Rio Pequeno e de outros tantos bairros e comunidades votam nos partidos e políticos conservadores.

Não descarto também o fato do total distanciamento dos chamados partidos e políticos de esquerda e de centro- esquerda dessas comunidades e bairros. É mais seguro andar na zona sul, nos condomínios de luxo da Barra e realizar passeios e palestras nas universidades.

Os problemas são os mesmos faz tempo e não foram resolvidos pelos governos de Cesar Maia, Eduardo Paes, Garotinho, Cabral, Pezão e de Crivella. A lista de reivindicações pendentes em Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e nas Vargens que ainda fazem parte de nossas lutas são:

  1. Melhoria dos hospitais Cardoso Fontes, Colônia, Santa Maria e Curupaiti; contratação de mais médicos e investimento em equipamentos nas Unidades Básicas de Saúde.

  2. Funcionamento do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD) de Jacarepaguá, localizado ao lado da Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca.

  3. Conclusão das obras da Escola Estadual Pedro Aleixo, na Cidade de Deus.

  4. Construção da Escola Estadual Estela Matutina, no bairro do Tanque. 

  5. Revisão da extinção de 25 linhas de ônibus da Zona Oeste e melhoria do BRT, insuficiente para a grande demanda.

  6. Ampliação da Ronda Escolar (GRE) junto às escolas da rede municipal de ensino

  7. Aumento das ações de combate a enchentes; limpeza e dragagem de rios e canais da região; despoluição das lagoas da Baixada de Jacarepaguá.

  8. Preservação e proteção do valioso patrimônio histórico da região e reformas de vários monumentos tombados.

  9. Construção de um prédio adequado para a Biblioteca Cecília Meirelles.

  10. Contenção do crescente aumento da violência em toda a região.

  11. Suspensão das remoções de comunidades e urbanização e saneamento básico das favelas.

  12. Construção de um Teatro Municipal e melhoria da Lona Cultural de Jacarepaguá.

Enfim, se essas reivindicações fossem atendidas pelos diversos governos citados anteriormente, com certeza a qualidade de vida da população na região seria bem melhor. Infelizmente, não foram! Porém, o fato é que os eleitores da região votaram para ficar tudo como está.

Para nós do JAAJ, à luta continua!

Escrito por Almir Paulo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png