Dúvidas Cotidianas da Língua Portuguesa: Parônima e Sentido Figurado

Por Professora Micheli Ferreira

Parônima e Sentido Figurado

Na última edição, refletimos acerca da aplicação de três palavras parônimas. Relembrando esta definição: palavras parônimas são aquelas que se assemelham quanto à grafia e ao som e, por conseguinte, geram dúvidas aos usuários da língua sobre seu uso.

Nesta, trataremos de analisar as palavras “suar” e “soar”. Tais palavras são parônimas. Analisemos, a princípio, seus significados. De acordo com o léxico, a palavra “suar” refere-se à transpiração; expelir suor. “Soar”, por sua vez, indica “produzir som; eco.”.

Assim, ao utilizarmos estas palavras, é necessário que tenhamos a cautela de pensar sobre a intenção daquela comunicação.

Observemos a ilustração abaixo.

Sem título

Na imagem, o personagem está fatigado em decorrência do calor e aparente esforço, por isso, suou bastante.

É relevante considerarmos também os usos conotativos das palavras, ou seja, o chamado “sentido figurado”. Este pode ser observado, por exemplo, na seguinte sentença dita a um aluno por seu professor: “Será necessário você suar a camisa para passar de ano.”. Aqui, o objetivo do emprego da palavra “suar” é indicar que o aluno deverá esforçar-se muito, estudando e dedicando-se para ser aprovado.

Desejo a você, caro leitor, um excelente mês de maio e, em especial, um “Feliz dia do trabalhador” a todos aqueles “que suam a camisa” todos os dias por melhores condições de vida. Até a próxima edição!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png