Dúvidas Cotidianas da Língua Portuguesa

Homônimas: sessão, seção e cessão

*Por Professora Micheli Ferreira

Em outras edições, já foi apresentado o conceito de homonímia (palavras de mesmo nome). As palavras que analisaremos nesta edição são homônimas, homófonas (mesmo som) e heterógrafas (grafias diferentes). Desse modo, a pronúncia destas é igual e a dúvida do falante está na escrita.

Sessão é uma palavra que indica duração de algum evento relacionado a cinema, teatro, reuniões entre outros. Uma dica é que esta palavra tem origem no latim “sessio” que significa “sentar-se”. Assim, nos eventos em que podemos estar sentados, usamos essa grafia.

Seção refere-se à ação de repartir. Relaciona-se a repartições públicas ou departamentos em geral.

Por sua vez, cessão remete ao verbo “ceder”, isto é, transferir algo para alguém. Neste caso, o verbo se inicia com “c” e o vocábulo cessão também.

Para exemplificar, imaginemos a descrição do dia de uma pessoa: “Maria chegou ao trabalho e se encaminhou para a sua seção; em seguida, autorizou a cessão de alguns materiais a outro departamento do escritório. Ao final do expediente, foi com uma amiga a uma sessão de cinema.”

Para ilustrar as considerações acima, observemos as ilustrações:Disponível em: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/sessao-secao-ou-cessao/

Espero que a presente edição tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas na hora de utilizar alguma dessas palavras. Já que o objetivo desta seção é contribuir para que você aprenda cada vez mais sobre a nossa língua.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png