• Jornal Abaixo Assinado

Dúvidas cotidianas da língua portuguesa


Professora Micheli Ferreira

Acender ou ascender?

Em outras edições, já analisamos exemplos de palavras homônimas (revisando… são aquelas que apresentam o mesmo nome). Nesta, abordaremos as palavras “acender” e “ascender” que consistem em palavras homônimas homófonas heterógrafas, isto é, possuem o mesmo som, contudo se diferenciam através da escrita.

Partindo do significado, “acender” refere-se a produzir fogo, ligar a luz ou aumentar a temperatura; “ascender” remete a prosperidade e pode ser empregada no sentido de elevar-se, subir, crescer. É relevante destacar que ambas pertencem à classe gramatical verbo. Porém, somente a palavra “ascender” pode ser reconhecida através do substantivo ascensão; “acender” apresenta-se apenas como verbo.

Vejamos as imagens abaixo:

Disponíveis em: www.googleimagens.com.br


A primeira imagem trata-se de uma pessoa acendendo uma vela, ou seja, temos representado aqui o ato de acender. A segunda imagem pode ser interpretada como um homem que apresenta um crescimento profissional gradativo, sendo, portanto um processo de ascensão.

Caro leitor, finalizo esta edição com a expectativa de tê-lo auxiliado em sua ascensão como estudante da língua portuguesa e estimo que esta língua acenda em nós, cada vez mais, o desejo de aprender.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png