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Conheça a “Síndrome do Pescoço de Texto”

Espaço Equilibrates Reabilitação & Saúde

Drª Cristiane Giannotti*

Conheça a “Síndrome do Pescoço de texto”

Atualmente, é muito comum olharmos ao nosso redor e observarmos que todos ficam com a cabeça para baixo, de olho nas mensagens de textos, vídeos, aplicativos e jogos de celulares. Isso vem acarretando a chegada de uma nova síndrome mundial, conhecida como “Síndrome do Pescoço de texto”, tornando-se uma nova classificação de doença da coluna vertebral, que é causada principalmente pela má postura e o uso excessivo de smartphones.

Quando utilizamos o smartphone de maneira inadequada, realizamos uma flexão exagerada do pescoço, levando o queixo ao peito, aumentando a sobrecarga sobre toda a coluna, como mostramos na figura a seguir:

http://www.novafisio.com.br/viloes-smartphones-e-tablets-como-causadores-de-problemas-na-coluna/

 Quanto maior o ângulo de inclinação da cabeça, maior o peso dela sobre a coluna, havendo um aumento gradual dos transtornos cervicais. Esta síndrome provoca, frequentemente, dor e rigidez na cervical, tensão e espasmos musculares na região do pescoço, ombros e região escapular, modificando a postura pela anteriorização da cabeça que poderá levar a uma compressão dos discos intervertebrais cervicais, que podem refletir para os braços e mãos, gerando uma sensação de formigamento ou dormência.

O mais preocupante é que o uso do celular é a forma de comunicação que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre jovens e crianças. Por isso é importante que as pessoas, independentemente da idade, mantenham uma boa postura para manter a coluna saudável e prevenir possíveis lesões.

Quando as medidas de prevenção não são seguidas, o tratamento conservador é indicado, tendo o mesmo que ser realizado por um fisioterapeuta especializado. Pode ser feita a fisioterapia convencional para redução do quadro de dor, sendo também indicado o RPG (Reeducação Postural Global) para melhora dos desvios posturais, e o Método Pilates para fortalecer e alongar toda a musculatura corporal, principalmente a região de cintura escapular, cervical e ombros, corrigindo desvios posturais, estimulando a consciência corporal e prevenindo novas recidivas.

Seja consciente!

Use o celular de maneira correta e sem exageros.

Sua coluna agradece!

*Fisioterapeuta e colunista do JAAJ

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