top of page
  • Foto do escritorJuliana Bernardo

COMO DOMINAR O USO DA VÍRGULA

Atualizado: 15 de set. de 2021

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição vamos trocar ideias sobre um sinal de pontuação que aflinge um pouco os alunos: a vírgula. Para que vocês possam compreender melhor como utilizá-la, é preciso internalizar o estudo da sintaxe da Língua Portuguesa. Ao dominá-lo, o uso da vírgula também será dominado, já que boa parte das regras dá-se por meio dos deslocamentos de orações. 


Abaixo, apresentarei cinco regras importantes para ajudar os estudos:

  1. Use-a para isolar o vocativo. “Juliana, nós amamos a sua aula!” O vocativo representa um chamamento, nesse caso, a “Juliana”, por isso após ele o uso do sinal é obrigatório.

  2. Use-a para o aposto explicativo. “Juliana, professora de Português, ama os alunos dela”. O aposto explicativo, como o próprio nome aponta, representa a explicação do sujeito, nesse caso, a explicação de quem é a Juliana (professora de Português).

  3. Use-a para separar elementos de mesma função sintática. “Compramos carne, feijão, macarrão e legumes”. Nesse caso, os elementos de mesma função sintática são os núcleos do objeto direto, que morfologicamente são substantivos.

  4. Use-a para indicar uma oração subordinada adjetiva explicativa. “A prova, que estava difícil, deixou-as preocupadas”. 

  5. Use-a para separar termos ou expressões explicativas. “Nathan estudou com dedicação, ou seja, manteve a disciplina”.

Perceberam o quanto a sintaxe age diretamente no uso da vírgula? Então, sigam as dicas e estudem bem essa parte do Português, certo?


Abraços e até a próxima edição!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COESÃO NA ESCRITA

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição chamarei atenção a um importante aspecto da escrita de textos: a coesão. Ela é fundamental, a fim de que se escreva com pleno senti do, além da produ

TURBINE A SUA REDAÇÃO!

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

bottom of page