• Gleyser Ferreira

CINE TAQUARA NA LUTA

Atualizado: 18 de jul. de 2021

Algumas semanas atrás, logo após o último mutirão realizado por nós do Cine Taquara, recebemos a triste notícia de que um dos grafites produzidos durante a mobilização havia sido depredado, em uma atitude violenta, racista e machista. Uma total falta de respeito com nosso projeto, que há quatro anos ocupa e visa revitalizar a praça Stela do Patrocínio (anteriormente um espaço público abandonado), transformando o local em um ponto de propagação da arte e cultura, com o intuito de atender a comunidade local e adjacências, tendo em vista a falta de aparelhos culturais no território. Falta de respeito e consideração também com a artista convidada por nós, Thaís Iroko, que por meio da sua arte fez uma homenagem à grande artista e ícone do movimento negro Ruth de Souza, duas artistas, mulheres e negras, brutalmente apagadas por um homem branco e europeu.


O que já parecia péssimo, ainda piorou, quando foi constatado que houve outro ataque, em 2019, contra nós do Cine Taquara, após outro mutirão, no qual diversas ofensas e frases de cunho racista foram espalhadas pela praça. Ambos foram realizados pela mesma pessoa, que fez questão de marcar a sigla do grupo do qual faz parte nos dois ataques: “TSFC”. Não houve sequer um posicionamento do grupo em questão à atitude racista de um de seus membros e nenhuma tentativa de reparação do atos.

Vandalismo e provocação contra o Cine Taquara

Porém, nós do Cine Taquara, seguiremos firmes com nossos ideais, propagando arte e cultura, e entendendo o peso da representatividade. Atualmente estamos nos organizando para a realização de um novo mutirão, para que possamos reparar a arte covardemente apagada. Para isso, convidamos todos os grafiteiros e grafiteiras que possam participar dessa nova ação que acontecerá no dia 15 de maio, às 10h. No evento também haverá distribuição de um sopão e a doação de livros.


Informamos aos que puderem contribuir com essa ação de restauração da homenagem à Ruth de Souza, que estamos aceitando doações de tintas, pincéis, máscaras de proteção, livros literários e ingredientes para o sopão, pois toda e qualquer ajuda será bem-vinda. Àqueles que preferirem contribuir com depósitos em dinheiro, para que compremos os materiais, nosso PIX é: 30554229000139. Todos os valores que forem arrecadados serão publicados, pois prezamos pela transparência em nossas ações.


Contamos com a ajuda de todos que se identificarem com a iniciativa e quiserem participar de alguma maneira para que o evento possa acontecer. Nós do Cine Taquara precisamos de todas as formas de contribuição, seja na pintura e restauro, seja por meio de qualquer tipo de doação, ou até mesmo divulgando a realização do mutirão.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png