top of page
  • Jornal Abaixo Assinado

CIDADE DE DEUS E JACAREZINHO: A VIOLÊNCIA POLICIAL DO RIO DE JANEIRO TEM CEP, COR/ RAÇA E CLASSE

Atualizado: 15 de set. de 2021

– Em uma nota conjunta, Anistia Internacional no Brasil, Justiça Global, Instituto Marielle Franco e Movimento Negro Unificado classificaram a operação como uma “chacina” – Reprodução/Twitter/CUT.

Nem de fome, nem de Covid-19 e nem de tiro! A favela quer viver!


O Rio de Janeiro sofre a cada dia com violência policial, numa demonstração da política de segurança do governo, que é de extermínio e criminalização da população pobre, preta e favelada.


#Verbete CHACINA DO JACAREZINHO


A Chacina do Jacarezinho ocorreu na última semana, dia 6 de maio de 2021. É considerada como a mais letal da história do Rio de Janeiro: ao menos 27 civis e um policial foram assassinados. A operação foi realizada mesmo após a proibição de operações policiais nas favelas durante a pandemia pelo STF. O episódio gerou a indignação da comunidade, que pede o fim da violência policial nas favelas, além de ter amplificado o debate em torno das políticas de segurança pública em territórios periféricos por parte da imprensa, dos movimentos sociais e de órgãos públicos.


Violência policial na CDD


Dois jovens trabalhadores de aplicativos de entrega foram assassinados pela PM após cometerem uma contravenção branda de trânsito na Cidade de Deus. Leia no Facebook do jornal <facebook.com /jaajrj>


Mais informações no Dicionário de Favelas Saiba mais sobre outras Chacinas no Rio de Janeiro: no Dicionário de Favelas Marielle Franco, que também um verbete que tenta sistematizar algumas das tristes cenas da história recente do Rio de Janeiro, em que vivemos e sofremos com algumas chacinas. A ideia de sistematizar os acontecimentos é de preservar a memória de momentos de severa violação dos direitos da população negra e moradora de favelas e periferias do Rio de Janeiro, como forma de reivindicar uma mudança nas formas de se relacionar com a população pobre que o Estado sustenta ainda nos dias de hoje.


Para saber mais sobre a chacina do Jacarezinho e de outras chacinas no Rio de Janeiro!

Dicionário de Favelas Marielle Franco, acesse  <https://wikifavelas.com.br/>

4 visualizações0 comentário
bottom of page